tag:blogger.com,1999:blog-35236195455954681462024-03-13T05:41:10.509-07:00divine womenThis is a place to share things about the position of women in the society nowadays and in old traditions. These traditions seem to be chauvinist now but if we go deeper we can see they suffered a lot of changes and actually they always glorified women. I'll talk more about the vedic/indian culture but not only that. I'll write in english and then will translate to portuguese. Please make comments, sign in and if you have anything to publish here send it to krdevidasi@gmail.comdevihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.comBlogger82125tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-78928697685036022042012-02-19T09:52:00.003-08:002012-02-19T10:23:33.702-08:00mulheres como líderesNão é incomum ouvir um belo discurso de indianos educados(especialmente homens indianos) sobre a exaltada posição da mulher em sua cultura. Eles dizem que a mulher é a base da sociedade, o papel de mãe é o mais importante do mundo e citam as qualidades femininas como doçura ao falar, gentileza, graciosidade, etc. Muitos gostam de ressaltar a importância de se respeitar e honrar as mulheres… contanto que elas se mantenham passivas, submissas, dóceis e compreensivas o suficiente para nunca falarem contra suas atitudes erradas. Eles dizem que a família é responsabilidade da mulher, já que o sucesso de um casamento depende apenas dela - ou seja, da capacidade dela de tolerar todo o mal compartamento com um sorriso no rosto e de manter sua castidade e submissão não importa o quê o homem faça. Isso é apenas escravidão (não muito bem) disfarçada de respeito.<br />As pessoas pretensamente tradicionais dizem que o homem é a cabeça e deve direcionar e tomar as decisões pela família (normalmente a desculpa é de "proteger" a mulher, como se ela fosse estúpida e não pudesse tomar suas próprias decisões). Neste contexto, eu me pergunto qual é o significado do texto do Athravaveda Samhita, Parte 2, Kanda 27, sukta 107, sloka 5705: “O deus do Sol segue a primeiramente iluminada e esclarecida deusa Usha (aurora) do mesmo modo que os homens imitam e seguem as mulheres.” Se, de acordo com a tradição, as mulheres devem seguir os homens, o quê eatamente esse texto quer dizer?<br />Talvez possamos procurar por algo mais… claro. Vamos ver este, do Atharva 14.1.61: “Oh noiva! Você deve trazer bem-aventurança a todos e dirigir nossos lares rummo ao sentido da vida." Então ela deve levar felicidade a todos através da obediência de todas as ordens que lhe são dadas? Não. Ela deve levar a bem-aventurança através do direcionamento da família ao propósito da vida. <br />Krsna diz no Bhagavad Gita que dentre as mulheres Ele é a inteligência, já que a inteligência é uma qualidade feminina – vale lembrar que a personificação da sabedoria não é um deus mas uma deusa, Sarasvati. A esposa, dharmapatni, deve liderar o marido no caminho espiritual; como uma representante de Laksmi, ela deve cuidar das finanças; como nora, ela deve ser tratada com o mais alto respeito (por exemplo, de acordo com as escrituras, em um banquete, os primeiros que devem ser servidos são os sábios, os convidados, as crianças, as mulheres grávidas e as noras); e de acordo com o Atharva Veda, como podemos ver nesse exemplo, as mulheres devem guiar a família de modo geral. <br />Do Rg Veda also, também temos:<br />Eu sou o destaque <br />Eu sou a cabeça <br />Eu possuo excelente eloquência; <br />Meu marido coopera comigo <br />E age de acordo com a minha vontade. <br /> <br />Eu não sei o quão prontas estão as pessoas pretensamente tradicionais da Índia ou os pretensos seguidores da cultura védica, para seguir... a cultura védica! <br />Também não estou pregando um tipo de velho feminismo. Mas como sempre gosto de lembrar, Shiva e Parvati são metades de um mesmo corpo. E trata-se das metades que ficam lado a lado, e não da metade superior e da metade inferior.devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-4815542457759631372012-02-19T09:06:00.000-08:002012-02-19T09:52:39.191-08:00women as leadersIt is not uncommon to listen to a nice speech from educated Indians (especially Indian men) regarding the exalted position of women in their culture. They say that women are the basis of the society, the role of the mother is the most important in the world, and they cite the feminine qualities like softness of speech, kindness, gracefulness, etc. Many like to stress the importance of respect and honor women… as far as they are very passive, submissive, soft, and understanding enough to never even speak against any of their misdeeds. They say the family is a woman’s responsibility, since the success of a marriage depends on her alone – that means, her capacity to tolerate all misbehavior with a smile on her face and keep her chastity and submission no matter what the man does. That is just slavery (not very well) disguised as respect. <br />The so-called traditional people say that the man is the head and should give directions and make the decisions for the family (usually the excuse is to “protect” women, as if they were stupid and could not decide by themselves). In that context, I wonder what is the meaning of the text from the Athravaveda Samhita, Part 2, Kanda 27, sukta 107, sloka 5705: “The sun god follows the first illuminated and enlightened goddess Usha (dawn) in the same manner as men emulate and follow women.” If, according to the tradition, women should follow men, what does this text mean exactly? <br />Maybe we can search for something more… clear. Let’s see this one, from the Atharva 14.1.61: “Hey bride! You shall bring bliss to all and direct our homes towards our purpose of living”. So does she should bring bliss to all through the obedience of everyone’s order? No. She should bring bliss by directing the family toward the purpose of life. Krsna says in the Bhagavad Gita that among women, He is the intelligence, since intelligence is a feminine quality – let’s remember that the personification of wisdom is not a God but a Goddess, Sarasvati. The wife, dharmapatni, is supposed to lead the husband in the spiritual path; as representative of Laksmi she should take care of the finances; as a daughter-in-law, she should be treated with the highest respect (for example, according to scriptures, in a feast, the firsts who should be served are the sages, the guests, the kids, the pregnant women, and the daughter-in-law); and according to the Atharva Veda, as we can see in this example, women should guide the family in general. <br />From the Rg Veda also, we have:<br />I am the banner <br />I am the head <br />I possess excellent eloquence; <br />My husband co-operates with me <br />And follows my will. <br /> <br />I don’t know much ready the so-called traditional people from India or the so-called followers of vedic culture are to follow… vedic culture! <br />I am also not preaching some kind of old feminism. But as I always like to remember, Shiva and Parvati are half and half of the same body. And it is half of each side, not superior half and inferior half.devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-36133920551742817772012-01-05T16:17:00.001-08:002012-01-05T16:18:06.108-08:00Sacidevi / Gangamata GoswaminiEstou compartilhando esta história hoje (tirade de http://www.stephen-knapp.com/women_in_vedic_culture.htm) porque é uma história e um exemplo muito legal de uma devote que estava dando ótimas aulas e também dando iniciações como uma mestra espiritual genuína na Índia. Ela era discípula de Haridas Pandit, viveu na casa de Sarvabhauma e era a gurui de vários Pandits do templo de Jagannath Puri e também deu iniciação ao rei de Puri. Esta é a nossa tradição e, para aquele que estão na ISKCON assim como eu, devo dizer está é a tradição que Srila Prabhupada trouxe para nós. O atual disparate que as mulheres não dão aulas (ou, se dão, só podem fazê-lo nos programas em casa) ou que elas não dão iniciação, bem como a desculpa que a na Índia tem que ser assim por causa da cultura indiana, não é verdade. Nós podemos ver que mesmo em um lugar como a Bengal e mesmo há tanto tempo atrás, estas coisas aconteciam. Não devemos ser desencaminhados por pessoas sem a devida educação que estão sob a influência do preconceito vindo de outras religiões ou que são escravas de suas próprias invenções mentais. Espero que gostem da história desta grande devota. <br />Sri Gangamata Goswamini nasceu como Saci, a filha princesa do Rei Naresh Narayana, no atual estado da Bengal. Ela era uma grande devota de Deus desde a mais tenra infância. Conforme ela cresceu e começou a ser educada, ela passou a estudar gramática e poesia, mas logo passou a usar todo seu tempo estudando as escrituras védicas. Todos os garotos se sentiam atraídos por ela e seu pai começou a pensar em arranjar seu casamento. Mas ela não estava nem minimamente atraída por nenhum jovem. Ela estava sempre repleta de pensamentos sobre Madana Gopala, Krishna.<br /> Gradualmente, o rei e a rainha envelheceram e deixaram este mundo, deixando a responsabilidade de governar o reino para Saci. Ela as aceitou, mas depois fez arranjos para deixar com que outros parentes governassem em seu lugar enquanto ela viajava a lugares sagrados com o pretexto de viajar pelo reino. Após tanta viagem ela ainda não estava satisfeita e queria achar um mestre espiritual. Então ela foi para Jagannatha Puri e, enquanto estava tendo um darshan das Deidades, ela foi inspirada por uma mensagem interior para ir para Vrindavana. <br /> Após chegar em Vrindavana, ela se encontrou com Haridas Pandit, que era exclusivamente devotado ao Senhor Gauranga e Nityananda. Saci ficou cheia de êxtase e, após meditar por vários dias, Haridas Pandit lhe deu abrigo, ao que ela orou a ele com olhos cheios de lágrimas implorando por sua misericórdia e avanço espiritual. Haridas a desencorajou sobre ficar em Vrindavana, dizendo a ela que não era possível para uma princesa permancer absorta em bhajan com pouco para comer e sem confortos. Mas ela ficou e, gradualmente, abandonou suas boas vestimentas e ornamentos opulentos. Notando sua determinação, Haridas a instruiu com suas bênçãos de que ela poderia vagar por Vrajamandala e mendigar de lugar em lugar como uma devota renunciada. Tendo aceitado Haridas como seu guru, ela se encheu de alegria. Assim, livre do falso ego e vestida em trapos, ela foi pedindo esmolas e exibiu sua intensa renúncia, o quê deixou todos os devotos boquiabertos. <br /> Seu corpo emagraceu e ficou exausto. Ela dormia nas margens do Yamuna e se levantava para varrer o templo do Senhor, ter o darshan e ouvir as aulas do Bhagavatam. Haridasa ficou muito feliz vendo determinação de Saci e prometeu lhe dar iniciação no mantra. Haridasa Pandit tinha uma outra discípula chamada Lakshmipriya que, naquela época, havia chegado em Vrindavana. Ela costumava cantar 300.000 nomes de Krishna diariamente. Haridasa a enviou para viver perto de Saci nas margens do Radhakunda. Todos os dias, Lakshmipriya e Saci circum-ambulavam a Colina de Govardhana. Assim elas prosseguiram em seu serviço devocional ao Senhor com grande determinação. Então, um dia, Haridasa Pandit instruiu Saci a voltar para Jagannatha Puri para continuar seu bhajan lá e pregar o quê ela havia aprendido sobre os ensimanentos de Sri Caitanya. No entanto, a maioria dos associados de Sri Caitanya á haviam deixado o planeta. <br /> Sri Sacidevi voltou a Jagannatha Puri e ficou na casa de Sarvabhauma, onde se ocupou em bhajan e deu aulas do Srimad-Bhagavatam. Ela também estabeleceu adoração de primeira classe a Damodara Salagram naquela casa, que estava desmoronando e que tinha sido visitada por poucas pessoas. No entanto, suas aulas ficaram famosas e várias pessoas começaram a comparecer para ouvir aos seus discursos. Um dia, até o rei de Puri, Mukunda Dev, veio para ouvir sua aula do Bhagavatam e ficou impressionado. Ele queria fazer uma boa oferenda para ela como uma apreciação por sua adoração ao Senhor Krishna e naquela noite ele teve um sonho marvilhoso no qual o Senhor Jagannatha apareceu para ele e disse para ele oferecer a ela um lugar nas margens do Sveta (branco) Ganges. <br /> No dia seguinte, o rei foi fazer a oferenda à Sacidevi, mas ela não se sentia inclinada a aceitar nenhuma riqueza ou confortos e quis recusar. O rei insistiu e, não querendo violar a ordem do Senhor Jagannatha, ele baixou um decreto dedicando um ghat sagrado ao lado do Ganges Branco à Sacidevi. O decreto dizia que ela era uma princesa que desistiu para vir para Puri e pregar os ensinamentos do Senhor Chaitanya. <br /> Um dia Sacidevi queria ir ao Ganges se banhar, mas se lembrou da ordem de seu mestre spiritual de nunca deixar Jagannatha Puri. Naquela noite ela teve um sonho no qual o Senhor Jagannatha apareceu para ela e lhe disse para não se preocupar que o dia do banho de Varuni estava se aproximando e então ela deveria ir se banhar no Ganges Branco. Gangadevi estivera orando pela associação de Sacidevi, então, ela deveria ir.<br /> Sachidevi estava extremamente feliz, tendo tido esta visão divina. O dia do Varuni-snana chegou e, no meio da noite, Sacidevi foi ao Ganges Branco para se banhar, mas a correnteza de Gangadevi transbordou o lago e a carregou para Jagannatha Mandira. Vendo isto, milhares de devotos ficaram em êxtase e também tomaram seu banho sagrado no Ganges. <br /> No meio da comoção, os guardas do templo de Jagannatha acordaram e ficaram sem fala ao ver tudo o quê havia acontecido. Ouvindo o barulho, eles entraram no templo. O rei também acordou e ordenou que os portões do templo fossem abertos. Quando as portas se abriram, Sacidevi estava em pé lá, sozinha, dentro do templo. Os servos e sacerdotes concluíram que ela devia ser uma ladra querendo roubar os valiosos ornamentos de Jagannatha. Então, Sacidevi foi levada para a prisão onde foi trancada para ser julgada por roubo. Sacidevi ficou indiferente e permaneceu absorta em cantar os santos nomes do Senhor. <br /> Mais tarde, naquela noite, o Senhor Jagannatha apareceu para Mukunda Dev em um sonho e exigiu que soltasse Sacidevi. O Senhor explicou que foi devido ao Seu arranjo pessoal para lavar os pés sagrados de Sacidevi que Ele havia feito com que Ganga trouxesse Sacidevi para Seu templo. Se o rei quisesse que sua vida fosse auspiciosa, então era melhor que ele fizesse com que todos os pandas e sacerdotes se curvassem aos pés dela e pedissem perdão e o rei deveria ser iniciado por ela. No dia seguinte o rei fez como ela havia dito, se certificando que todos prestassem reverências para ela enquanto pedia perdão pelas ofensas cometidas aos pés da devota. Ele implorou para que ela o aceitasse como discípulo e lhe desse iniciação. <br /> Sacidevi ficou muito feliz, entendendo que tudo isto se devia ao arranjo do Senhor. Colocando sua mão sobre a cabeça do rei, ela o abençoou e logo lhe deu iniciação no mantra Radha-Krishna de dezoito sílabas. Vários dos sacerdotes também se abrigaram nela naquele dia. E foi a partir daquele dia Sacidevi se tornou conhecida como Gangamata Goswamini.<br /> One day a strict smarta-brahmana, Mahidhara Swami, came to the banks of the Sveta-Ganga and wanted to have darshan of her holy feet. He had come to offer worship for his ancestors and while in discussion with Sri Gangamata Goswamini, she instructed the Srimad-Bhagavatam to him. The brahmana was astonished by her explanations and asked to take shelter of her. On an auspicious day she initiated him into the Radha-Krishna mantra of ten syllables. On the order of Sri Gangamata Goswamini, he preached the message of nama-prema, ecstasy of the holy name, and the teachings of Lord Chaitanya throughout Bengal.devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-54170571531509701192012-01-05T16:00:00.000-08:002012-01-05T16:16:57.260-08:00Sacidevi / Gangamata GoswaminiI am sharing this post today (from http://www.stephen-knapp.com/women_in_vedic_culture.htm) because this is a very nice story and example of a devotee who was giving great lectures and also giving initiation as bona fide spiritual master in India. She was disciple of Haridas Pandit, she lived at the Sarvabhauma's home and she was the guru of many Pandits from the Jagannath Puri temple and she also gave initiation to the King of Puri. That's our tradition and, for those who are in ISKCON like me, I must say that this is the tradition that Srila Prabhupada has brought to us. The nowadays nonsense that women don't give lecture (or if they give, they are allowed only to speak at home programs) or they don't give initiation, and also the excuse that in India it has to be like that due to the Indian culture, is not true. We can see here that even in a place like Bengal and even so much time ago, those things were happening. We should not be mislead by the uneducated people who are under the influence of other religion's prejudice or are slaves of their own mental inventions. I hope you all enjoy the story of this great devotee. <br /><br /><br /><br /> Sri Gangamata Goswamini was born as Sachi, the princess daughter of King Naresh Narayana in the present state of Bengal. She was a great devotee of God from her early childhood. As she grew and entered into her education, she studied grammar and poetry but soon spent all her time studying the Vedic scriptures. All the boys were attracted to her and her father began to think of arranging for her marriage. But she was not the least bit attracted to any young men. She was always filled with thoughts of Madana Gopala, Krishna.<br /> Gradually the king and queen grew old and left this world, leaving the responsibilities of governing the kingdom to Sachi. She accepted these, but later arranged to allow other relatives to govern in her place as she went to see the holy places on the plea of traveling throughout the kingdom. After so much travel, she still was not satisfied and wanted to find a spiritual master. Then she went to Jagannatha Puri and while having darshan of the Deities she was inspired with an inner message to go to Vrindavana. <br /> After arriving in Vrindavana she met Haridas Pandit, who was solely devoted to Lord Gauranga and Nityananda. Sachi was filled with ecstasy and after meditating for several days Haridas Pandit gave her shelter, upon which she prayed to him with tearful eyes begging for his mercy for spiritual advancement. Haridas discouraged her from staying in Vrindavana, telling her that it is not possible for a princess to remain absorbed in bhajan with little to eat and no comforts. But she stayed and gradually gave up her nice clothes and opulent ornaments. Noticing this determination, Haridas instructed with his blessings that she could wander throughout Vrajamandala and beg from place to place as a renounced devotee. Having accepted Haridas as her guru, she was filled with joy. Thereafter, freed from her false ego and dressed in rags, she went begging alms and exhibited her intense renunciation which astonished all the devotees.<br /> Her body grew thin and physically exhausted. She would sleep on the banks of the Yamuna and rise to sweep the Lord’s temple, have darshan and listen to the Bhagavatam classes. Haridasa became very happy seeing the intent of Sachi and promised to give her initiation into the mantra. Haridasa Pandit had another disciple named Lakshmipriya who at that time arrived in Vrindavana. She used to chant 300,000 names of Krishna everyday. Haridasa sent her to live near Sachi on the banks of the Radhakunda. Everyday Lakshmipriya and Sachi would circumambulate Govardhana Hill. Thus they continued in their devotional service to the Lord with great determination. Then one day Haridasa Pandit instructed Sachi to return to Jagannatha Puri to continue her bhajan there and preach what she learned of Sri Chaitanya’s teachings. However, most of Sri Chaitanya’s associates had already left the planet. <br /> Sri Sachidevi returned to Jagannatha Puri and stayed in Sarvabhauma’s house where she engaged in bhajan and gave classes on the Srimad-Bhagavatam. She also established first class worship of the Damodara Salagram in that house, which was crumbling and where few people ever visited. However, her classes became famous and many people started to attend to listen to her discourses. One day even the king of Puri, Mukunda Dev, came to hear her Bhagavatam class, and he was astounded. He wanted to make a nice offering to her in appreciation for her worship to Lord Krishna, and that night he had a wonderful dream in which Lord Jagannatha appeared to him and said to offer her a place on the banks of the Sveta (White) Ganges. <br /> The next day the king went to make the offering to Sachidevi, but she was not inclined to accept any wealth or comforts and wanted to refuse. The king persisted and not wishing to violate Lord Jagannatha’s order, he issued a decree dedicating a holy ghat by the side of the White Ganges after Sri Sachidevi. The decree stated that she was a princess that gave up everything to come to Puri and preach the teachings of Lord Chaitanya.devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-12189573108038444832010-12-13T12:49:00.000-08:002010-12-13T13:09:15.944-08:00mais do RamayanaNo Ramayana, procurando por Sita, Hanuman e seu exército estavam passando por um deserto e desmaiando de fome e sede. Eles viram uma caverna da qual saía uma variedade de pássaros cheios de vida. A brisa gentil que vinha dela os cobriu com o pólen das flores de lótus e os encheu com a fragrância. O exército concluiu que havia água de onde os pássaros vinham. Formando uma corrente, de mãos dadas, eles adentraram cautelosamente na densa escuridão da caverna, com os corações cheios de esperança, embora muito desidratados pela sede, até mesmo para gritar. Depois de um longo tempo e, de repente, a luz apareceu e eles viram um belo bosque com riachos de águas límpidas e árvores se dobrando pelo peso de suas frutas. Então eles chegaram em uma cidade com ruas pavimentadas com jóias em ouro e belos palácios, como em um sonho. Eles prosseguiram e viram uma velha tapasvini coberta por cascas e pele de antílope negra. Aquela asceta, dada a jejuns, brilhava com uma grande refulgência. Eles tremeram diante da esplendor divino de sua face.(Rajagopalachari, pp. 191-193) Sabemos que ela é Svayamprabha, a filha de Merusavarni, e ela guarda residência de sua amiga querida, Hema, que é habilidosa nas artes de dançar e cantar. O palácio e o chão do lugar foram construídos por Maya, o arquiteto dos Danavas. Trata-se de uma caverna da qual ninguém pode sair, uma vez que tenha entrado, mas Svayamprabha viu que a missão deles era grandiosa e, através de sua tapasya, ela os transportou para fora da caverna até as margens do oceano. (Shastri, v. 2, p. 295-297)devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-28264969151745116472010-12-13T12:42:00.000-08:002010-12-13T12:48:58.332-08:00more from RamayanaIn the Ramayana, in their search for Sita, Hanuman and his army were passing through a desert and were faint with hunger and thirst. They saw a cave from which issued a variety of birds full of life. The gentle breeze that came out of it covered them with the pollen of lotus flowers and filled them with fragrance. The army concluded that there was water where the birds and perfume came from. Forming a chain with linked hands they plunged cautiously into the dense darkness of the cave with hearts full of hope, though too parched with thirst even to shout. At long last and all of a sudden, light appeared and they saw a lovely grove with streams of clear water and trees bowing under their wealth of fruit. Then they came to a city, with streets paved with jewels set in gold and great palaces beautiful as a dream. They went along and then they saw an aged tapasvini clad in robes of bark and a black antelope skin. That ascetic, given to fasting, shone with a great effulgence. They trembled before the divine splendor of her face. (Rajagopalachari, pp. 191-193) We learn that she is Svayamprabha, the daughter of Merusavarni, and she guards this dwelling belonging to her dear friend Hema, who is skilled in the arts of dancing and singing. The palace and grounds were built by Maya, the architect of the Danavas. It is a cave that no one can leave once they enter, but Svayamprabha sees that theirs is a great mission, and by her tapasya transports them out of the cave to the seashore. (Shastri, v. 2, p. 295-297)devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-75993541546502614612010-11-29T15:13:00.000-08:002010-11-29T15:29:53.926-08:00ShabariMais uma história do blog de Satya:<br /><br />No Ramayana, após Sita ser sequestrada, Rama e Lakshmana procuraram por Sugriva, o rei macaco, para os ajudar e dirigir às margens do Lago Pampa.<br /><br />Os ascetas do heremitério que viveram lá já haviam se ido, mas ainda vivia uma pessoa que os servira, uma mulher mendicante chamada Shabari. Rama se dirigiu a ela e disse: 'Você superou todos os obstáculos do ascetismo, oh pessoa de doce fala? Suas austeridades aumentam diariamente? Você subjugou sua ira e necessidade de comida? Oh solitária, você observou votos e conquistou a tranquilidade? Seu serviço ao seu guru frutificou?'<br /><br />A virtuosa Shabari, reverenciada pelos deuses, extremamente idosa, ofereceu Suas homenagens e disse: 'Abençoada por Sua presença, alcancei a perfeição e meu ascetismo foi coroado. Hoje meu nascimento frutificou e o serviço ao meu guru foi totalmente honrado. Oh melhor dos homens, melhor dos deuses, adorando a Ti, eu alcançarei o reino celestial de onde ninguém retorna.'...<br /><br />Ela os levou pelo heremitério, mostrando-lhes as maravilhas do ashrama e então pediu licença para se retirar. Rama experimentou grande deleite e exclamou: 'Maravilhoso!'<br /><br />Então, se dirigindo à Shabari de práticas ascetas, ele disse: 'O Sagrada, eu fui completamente honrado por você; agora vá e seja feliz.' Tendo recebido permissão de Rama para partir, Shabari, usando os cabelos trançados, vestida de cascas de árvore e uma pele negra de antílope, jogou-se no fogo, depois saindo dele e elevando-se ao ar como uma labareda brilhante. (Shastri, v. 2, pp. 154-158)devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-28587305298374838862010-11-29T15:12:00.000-08:002010-11-29T15:13:31.365-08:00ShabariOne more story from Satya's blog:<br /><br />In the Ramayana, after Sita has been abducted, Rama and Lakshmana search for Sugriva, the monkey King, to help them and are directed to the banks of Lake Pampa.<br /><br />The ascetics of the hermitage who lived there had passed away but there still lived one who served them, a mendicant woman named Shabari. Rama addressed her and said: 'Have you overcome all obstacles to asceticism, O One of gentle speech? Do your austerities increase daily? Have you subdued your anger and your need for food? O Solitary One, have you observed your vows and attained inner tranquillity? Has your attendance on your Guru borne fruit?'<br /><br />The virtuous Shabari, revered by the gods, extremely aged, offered Him homage and said: 'Blessed by your presence, I have acquired perfection and my asceticism is crowned. Today my birth has borne fruit and the service of my Gurus has been fully honored. Today my pious practices have found fulfillment. O Foremost of Men, Greatest of the Celestials, worshipping you, I shall attain the heavenly realm from which no one returns.' . . .<br /><br />She gave them a tour of the hermitage, showing them the wonders of the ashrama and then asked if she could take her leave. Rama experienced great delight and exclaimed: 'Wonderful it is!'<br /><br />Thereafter, addressing Shabari of ascetic practices, he said: 'O Holy One, I have been fully honored by you; now go where you will and be happy.' Having received permission from Rama to depart, Shabari, wearing matted locks, robes of bark and a black antelope skin, cast herself into the fire, thereafter rising into the air like a bright flame. (Shastri, v. 2, pp. 154-158)devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-91935159521661665512010-11-13T14:59:00.000-08:002010-11-13T15:14:36.005-08:00continuando...Solabha, outra asceta do Mahabharata, era a filha do Rsi Pradhana. Nos sacrifícios dos seus ancestrais, Indra costumava vir com Drona e outros. Nenhum marido apropriado foi encontrado para ela e, então, ela vagou pela Terra sozinha, observando as práticas do ascetismo. Bhishma relacionou esta história no Mahabharata com o Rei Janaka (o pai de Sita devi) e a mendicante Sulabha. Através de seu poder ióguico, Sulabha assumiu uma bela forma e foi instantaneamente para Mithila e, com a desculpa de pedir caridade, se apresentou perante o rei, que estava cercado por ministros e eruditos. Através da yoga, ela entrou na consciência do rei. Eles conversaram sobre liberação, Samkhya e yoga. É dito que ela passou esta noite em sua presença como uma mendicante em uma casa vazia. (S. Sorensen, p. 657)devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-23838494941279250012010-11-13T14:49:00.000-08:002010-11-13T14:57:16.266-08:00continuing...Solabha, another ascetic of the Mahabharata, was the daughter of Rsi Pradhana. In the sacrifices of her ancestors, Indra used to come with Drona and others. No suitable husband could be obtained for her, and so she wandered over the earth alone, observing the practices of asceticism. Bhishma related this story in the Mahabharata between King Janaka (the father of Sita devi) and the female mendicant Sulabha. By her yogic power, Sulabha assumed a beautiful form and instantly went to Mithila, and, on pretense of begging alms, presented herself before the King, who was surrounded by his ministers and learned scholars. By yoga, she entered the king's consciousness. They conversed upon emancipation, Sankhya, and yoga. It is said that she dwelt this one night in his person like a mendicant in an empty house. (S. Sorensen, p. 657)devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-43378774857624254312010-10-19T12:59:00.000-07:002010-10-19T13:19:39.049-07:00parte IIIEntão tem a história de Vedavati no Ramayana. Na Floresta do Himalaya, Ravana viu uma jovem, radiante como uma deusa, vestindo uma pele de antílope negra e cabelos emaranhados, vivendo como uma asceta. Vendo a jovem e adorável garota que havia se rendido à prática de austeridades, ele foi tomado pelo desejo e lhe perguntou por que ela adotara uma vida de mortificações que não convinham à sua idade.<br /><br />A jovem, radiante com sua beleza e rica em práticas de austeridade, tendo lhe oferecido a hospitalidade tradicional, respondeu que muitos se aproximaram de seu pai para lhe pedir a mão, mas seu pai escolheu Vishnu como seu marido e não permitiria que ela se casasse com mais ninguém. Ela estava se submetendo a tais mortificações severas para realizar seu desejo.<br /><br />Ravana tentou dissuadí-la de sua decisão e a convidou para ser sua consorte em Lanka, desprezando Vishnu. Vedavati se ofendeu e Ravana agarrou seu cabelo. Indignada, Vedavati cortou seu cabelo com a mão, a qual se transformara em uma espada. Queimando de ira, ela ateou um fogo para desistir de sua vida e disse, antes de partir: 'contaminada pelo contato com você, ignóbil Rakshasa, não desejo viver e devo me jogar no fogo perante seus olhos. Como você me afrontou na floresta, eu devo renascer para a sua destruição. Não é possível para uma mulher acabar com um homem mal e, se eu o amaldiçoar, minhas atividades piedosas serão anuladas; se, no entanto, eu jamais tiver dado algo em caridade ou oferecido qualquer sacrifício, que eu tenha um nascimento imaculado e que eu seja a filha nobre de um homem virtuoso.'<br /><br />Falando assim, ela se jogou no fogo que ela ateara e, imediatamente, uma chuva de flores caiu sobre a floresta.<br /><br />Vedavati é a filha de Janaka e a consorte de Rama. Primeiro ela nasceu como Vedavati e, então, renasceu na família do magnânimo Janaka como Sita, para a destruição de Ravana. (Shastri, v. 3, 420-422)devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-8038603927178900642010-10-19T12:56:00.000-07:002010-10-19T12:59:33.384-07:00part IIIThen there’s the story of Vedavati of the Ramayana. In the Himalayan Forest, Ravana beheld a young girl, radiant as a goddess, wearing a black antelope skin and matted locks, leading the life of an ascetic. Seeing the youthful and lovely girl who was given over to austere practices, he was overcome by desire and inquired of her why she had adopted a life of mortifications ill fitted to her years.<br /><br />The young girl, radiant with beauty and rich in ascetic practices, having offered him the traditional hospitality, replied that many had approached her father for her hand but her father had chosen Vishnu to be her husband and would not permit her to marry any other. She was undergoing these severe mortifications to fulfill his will.<br /><br />Ravana tried to dissuade her from her resolve and invited her to be his consort in Lanka, slighting Vishnu in the process. Vedavati was offended and Ravana seized hold of her hair. In indignation, Vedavati cut off her hair with her hand, which had been transformed, into a sword. Burning with anger she kindled a fire to give up her life and said before she left, 'Soiled by your contact, O Vile Rakshasa, I do not desire to live and shall throw myself into the fire before your eyes. Since you have affronted me in the forest, I shall be reborn for your destruction. It is not possible for a woman to slay an evil man and, if I curse you, my penances will be rendered void; if however, I have ever given anything in charity or offered any sacrifice, may I be of immaculate birth and the noble daughter of a virtuous man.'<br /><br />So speaking, she threw herself into the fire that she had ignited, and straightway a rain of flowers fell.<br /><br />Vedavati is the daughter of Janaka and the consort of Rama. First she was born as Vedavati and then she was reborn in the family of the magnanimous Janaka as Sita for the destruction of Ravana. (Shastri, v. 3, 420-422)devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-91042881502358496202010-10-09T14:33:00.000-07:002010-10-09T14:41:35.678-07:00continuando...No Ramayana, temos Somada, a filha virgem da ninfa Urmila. Em um ashrama, Somada cuidou e assistiu ao muni Chuli. Ela serviu ao grande sábio por um longo tempo com indesviável fé e devoção. Seu Guru ficou muito satisfeito com ela e se ofereceu para satisfazer alguns de seus desejos. Ela respondeu, 'Oh rei dos reis, eu desejo ter um filho, resplandecente com poder divino, um adorador de Deus e devotado ao dharma. Eu não tenho marido, nem desejo ser esposa de ninguém, já que sou uma brahmacharini; assim, pelo poder de sua Yoga, dê-me um filho produzido pela força do seu pensamento.' O sábio divino ficou satisfeito em ouvir estas palavras e lhe deu um filho chamado Brahmadatta, pelo poder de sua mente. Brahmadatta se tornou rei de Kampila e era tão próspero quanto Indra no céu. (Shastri, v. 1, p. 70)devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-84990028395746210382010-10-09T14:32:00.000-07:002010-10-09T14:33:03.551-07:00continuing...In the Ramayana, we have Somada, the virgin daughter of the nymph Urmila. In an ashrama, Somada cared for and ministered to the muni Chuli. She attended the great sage for a long time with undeviating faith and devotion. Her Guru was very pleased with her and offered to fulfill some desire of hers. She responded, 'O King of Kings, I desire to bear a son, resplendent with divine power, a worshiper of God and devoted to dharma. I have no husband, nor do I wish to be the wife of any, as I am a brahmacharini; therefore, by virtue of your Yoga, grant me a son produced by the power of your thought.' The divine sage was pleased to hear these words and granted her a son named Brahmadatta, by the power of her mind. Brahmadatta became King of Kampila and was as prosperous as Indra in heaven. (Shastri, v. 1, p. 70)devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-72588956288273297472010-09-25T11:01:00.000-07:002010-09-25T14:35:11.255-07:00mulheres ascetas por Satya ddEste post e alguns próximos foram retirados do blog de Satya Devi Dasi (http://satyadevidasi.blogspot.com/2007/08/female-ascetics-look-through-puranic.html). Ela é membro da ISKCON e fala um pouco sobre sua experiência na busca do caminho da vida espiritual enquanto uma pessoa que vive em um corpo feminino. Ela fala um pouco sobre sua própria história e então dá exemplos da história de outras mulheres. Como é um pouco longo, colocarei primeiro apenas uma parte.<br /><br /><br />Mulheres ascetas--Um olhar sob a ótica dos Puranas<br /><br />Eu escrevi isso há muitos anos atrás, mas ainda parece atual. Minha frase preferida continua a ser: "Nunca despreze uma mulher, mesmo que ela seja desprezível. " --Satya<br />Como devotos, nós sabemos porque este mundo em que vivemos foi criado. Estamos certos do que precisamos fazer enquanto estamos aqui. Sabemos o que precisamos fazer para voltar para casa, para voltar ao Supremo. Mas, de algum modo, quando começamos a falar sobre o que precisamos fazer enquanto homens ou mulheres, estas coisas parecem se confundir.<br /><br />Como mulheres, temos o dever de cuidar das crianças e marido, além de cuidarmos de nós mesmas. Nós os apoiamos fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Ouvimos várias vezes que uma mulher sempre deve ser protegida por um homem durante sua vida: por seu pai durante a infância, por seu marido enquanto esposa e por seu filho na idade avançada.<br /><br />Temos exemplos e histórias maravilhosas na nossa sampradaya de mulheres em todos estes estágios da vida. Sobre garotas jovens, temos as histórias de Srimati Radharani e as Gopis. Sobre mulheres casadas e mães, temos Srimati Rukmini, Satyabhama, Mãe Yasoda, Draupadi, Kunti devi, Gandhari e várias outras. Como viúvas, temos as histórias das esposas de Krsna após Ele deixar o planeta, os exemplos das esposas dos guerreiros derrotados após a batalha de Kurukshetra, ou o de Vishnupriya com suas severas austeridades. Estas mulheres são corajosas, fiéis, austeras e têm Krsna firme em seus corações e mentes. Os exemplos destas mulheres nos nutrem e preenchem com um tipo similar de coragem e fé e nos ajudam a manter Krsna em nossos corações e mentes.<br /><br />O exemplo é algo muito importante em nossas vidas. Precisamos das formas, das histórias, para preencher uma vida que, de outro modo, seria árida. Estas histórias permeiam nossas vidas e honram uma série de valores que são centrais na saga espiritual das mulheres. Elas afirmam nosso ser enquanto mulheres, enquanto devotas. Esta imagem tem o poder de liberar e despertar partes do nosso eu.<br /><br />O tópico deste escrito é as mulheres ascetas. As mulheres fazem austeridades durante todos os estágios da vida. Como Vaisnavas, nós (homens e mulheres) observamos jejum no ekadasi e em certos dias santos, cantamos voltas em nossas contas de japa e seguimos princípios regulativos. Nos comportamos de modo compassivo para com todas as entidades vivas. Somos renunciantes.<br /><br />Na Índia, austeridades extras são muito comuns na vida das mulheres. Votos são feitos por meninas para ter um bom marido, por mulheres casadas (como pativrata) para o bem e proteção de seus maridos e família e por viúvas para a contínua proteção de suas famílias e maridos que se foram. Saubhagya (boa fortuna ou felicidade conjugal), uma qualidade móvel, é conquistada e mantida através destes votos pelas mulheres para o contínuo sustento de suas famílias.<br /><br />Srila Prabhupada queria que nos tornássemos conscientes de Krsna — que fôssemos conscientes de Krsna em todos os momentos do dia e da noite, que servíssemos Krsna, que amássemos Krsna e oferecêssemos tudo a Ele. Através de nossas atividades diárias, como suas discípulas, estamos tentando fazer isto.<br /><br />Com todos estes tópicos em mente, gostaria de levá-los em uma pequena jornada. É parte da minha jornada pessoal, mas bem poderia ser a jornada de outra mulher aqui ou em qualquer outra parte do mundo. Este modelo de ser protegida em todos os estágios da vida por um homem não é um modelo que cabe muito bem para mim. Meu pai deixou nossa família quando eu tinha três anos; agora sou divorciada após ter sido casada por treze anos e tenho uma filha já crescida. Não há pai, marido ou filho para me proteger. Minhas tentativas de seguir este modelo em minha vida apenas me deixararam frustrada. Outras tentativas de criar alternativas também foram frustrantes. Eu imagino o que as mulheres em nossa tradição fizeram. Havia histórias de mulheres que escolheram não se casar, de mulheres que viveram sozinhas ou que, de algum modo, estavam fora deste padrão? Eu decidi dar uma olhada nos Puranas, Mahabharata e Ramayana para ver se podia achar exemplos e histórias de outras mulheres que pudessem servir de apoio, que pudessem ser encorajadoras ou que dessem ânimo.<br /><br />Com um pouco de procura, encontrei algumas histórias que me inspiraram. Eu organizei as histórias dessas sete mulheres em dois grupos — donzelas ascetas, ou jovens ascetas que não eram casadas, e as mulheres ascetas mais velhas. Nestas histórias, há exemplos de mulheres que rejeitaram o papel de esposa e aceitaram a vida de renúncia pessoal. Algumas eram protegidas por sábios e gurus nas premissas dos ashramas e algumas viviam ou andavam por aí sozinhas. Com algumas das mulheres, vemos mais a história de suas vidas mas, com algumas, vemos apenas uns breves incidentes. Eu gostaria de compartilhá-las com vocês sem muita análise.<br /><br />No Mahabharata, à Madhavi, a filha do Rei Yayati, foi dada uma bênção que, após dar à luz uma criança, ela se tornaria virgem novamente. Galava, um discípulo de Vishvamitra, se aproximou do Rei Yayati procurando por ajuda para obter cavalos especiais para seu guru. O Rei Yayati, que fora abastado anteriormente, não foi capaz de ajudar, mas ofereceu sua filha donzela, Madhavi, no lugar. Galava levou Madhavi a três reis diferentes com a oferta de que Madhavi lhes "daria" filhos em troca dos cavalos pretendidos. Após Galava obter os cavalos que precisava, levou então Madhavi de volta para seu pai. O Rei Yayati organizou um svayamvara para ela em um eremitério perto da confluência do Ganges com o Jamuna.<br /><br />Lá houve um encontro de serpentes, Yakshas, homens, pássaros e veados e dos habitantes das montanhas, árvores e bosques. A floresta ficou cheia de príncipes de diversos povos e países, e estava por toda a parte cheia de pessoas videntes como Brahma. Mas quando todos os pretendentes foram anunciados, a jovem mulher branca passou por todos eles e escolheu a floresta como seu noivo. Madhavi desceu da carruagem, reverenciou seus familiares e foi então para a floresta sagrada e praticou auseridades. (van Buitenen, v.3, p. 410 411)devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-42422714289488192772010-09-13T17:05:00.000-07:002010-09-13T17:17:42.861-07:00Female Ascetics by Satya ddThis post and the next few posts are taken from a blog of Satya Devi Dasi (http://satyadevidasi.blogspot.com/2007/08/female-ascetics-look-through-puranic.html). She's an ISKCON member and talks a little about her experience in pursuing the path of spiritual life while living in a female body. She talks a little about her own story and then give exemples of other women's stories. As it is a little long writing, I'll put just part of it first.<br /><br /><br /><br />Female Ascetics--A Look Through Puranic Glasses<br /><br />I wrote this many years ago, but it still seems current. My favorite line continues to be: "Never despise a woman even if she is despicable. " --Satya<br />As devotees, we are aware of why this world that we live in was created. We are clear about what we need to do while we are here. We know what we need to do to go back home, back to Godhead. But somehow, when we start to talk about what we need to do as men or women, these things seem to get mixed up.<br /><br />As women, we have the duty of taking care of children and husbands, in addition to ourselves. We support them physically, emotionally, and spiritually. We have heard many times that a woman should always be protected by a man throughout her life: by her father in childhood, by her husband as a wife, and by her son in old age.<br /><br />We have wonderful images and stories in our sampradaya of women in all these stages of life. Of young girls, we have the stories of Srimati Radharani and the Gopis. As married women and mothers, we have Srimati Rukmini, Satyabhama, Mother Yasoda, Draupadi, Kunti devi, Gandhari, and many others. As widows, we have the stories of Krsna's wives after He left the planet, the images of the wives of fallen warriors after the battle of Kurukshetra, or of Vishnupriya with her severe austerities. These women were courageous, faithful, austere, and had Krsna firmly in their hearts and minds. The images of these women nourish us and fill us with a similar kind of courage and faith, and help us to keep Krsna in our hearts and minds.<br /><br />Imagery is very important in our lives. We need the forms, the stories, to fill an otherwise arid life. These stories permeate our lives and honor a range of values that are central to a woman's spiritual quest. They affirm our being as females, as devotees. This imagery has the power to liberate and reawaken parts of ourselves.<br /><br />The topic of this paper is female ascetics. Women practice austerities through all stages of their lives. As Vaisnavas, we (men and women) observe fasting on ekadasi and certain holy days, we chant rounds on our japa beads, and we follow regulative principles. We behave in a caring way to all living entities. We are renunciates.<br /><br />In India, additional austerities are very familiar in the lives of women. Vows are taken by very young girls for a good husband, by married women (as a pativrata) for the welfare and protection of their husband and families, and by widowed women for the continued protection of their families and departed husband. Saubhagya (good fortune or marital happiness), a transferable quality, is engendered and maintained through these vows by women for the continued sustenance of their families.<br /><br />Srila Prabhupada wanted us to become Krsna conscious—to be conscious of Krsna at all times of the day and night, to serve Krsna, to love Krsna, and offer everything to Him. Through our daily activities, as his female disciples, we are trying to do that.<br /><br />With all these topics in mind, I'd like to take you on a short journey. It’s part of my personal journey, but it could very well be the journey of other women in this audience or within other parts of the world. This model of being protected at all stages of life by a man has not been one that has fit me very well. My father left our family when I was three years old, I'm divorced now after being married for thirteen years, and have a grown daughter. No father, husband, or son is there to protect me. My attempts to fulfill this model in my life have only left me frustrated. Other attempts to create alternatives were also frustrating. I wondered what other women in our tradition had done. Were there stories of women who had chosen not to be married, of women who lived alone, or who were somehow outside of this model? I decided to look to the Puranas, the Mahabharata, and the Ramayana to see if I could find images and stories of other women that might be supportive, encouraging, or enlivening.<br /><br />With a little digging, I found some stories that have been inspirational to me. I‘ve arranged the stories of these seven women into two groups—ascetic maidens or young ascetics who were unmarried, and then older female ascetics. In these stories, there are examples of women who rejected the role of wife and accepted the life of personal renunciation. Some were protected by sages and gurus in ashrama settings, and some lived or wandered about on their own. With some of the ladies, we see more of their life stories, but with some, we only have brief vignettes. I'd like to share them with you now without too much analysis.<br /><br />In the Mahabharata, Madhavi, the daughter of King Yayati, was given a boon that after giving birth to a child she would become a virgin again. Galava, a disciple of Vishvamitra, approached her father King Yayati for his help in obtaining special horses for his guru. King Yayati, who was once wealthy, was not able to help, but offered his maiden daughter, Madhavi, instead. Galava took Madhavi to three different kings with the offer that Madhavi would "provide" sons for them in exchange for the needed horses. After Galava had obtained the horses he needed, he then took Madhavi back to her father. King Yayati organized a svayamvara for her at a hermitage near the confluence of the Ganges and Jamuna.<br /><br />There was a gathering there of Snakes, Yakshas, men, birds, and deer, and the denizens of the mountains, trees, and woods. The forest teemed with the princes of diverse peoples and countries, and it was filled everywhere with Brahma-like seers. But when all the suitors were announced, the fair-complexioned woman passed by all of them and chose the forest as her bridegroom. Madhavi descended from the chariot, bowed to her relatives, then went to the holy forest and practiced austerities. (van Buitenen, v.3, p. 410 411)devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-84105676834338879412010-05-19T03:28:00.000-07:002010-05-19T03:43:07.707-07:00Casamento<span style="font-family:verdana;">Oi a todos! Estive ausente por um tempo, mas agora estou de volta. E hoje quero escrever sobre um dos meus assuntos preferidos: casamento! Oh sim! Esta eh uma grande fonte de aleria e tambem de problemas para tantas pessoas e, especialmente, para as mulheres, que realmente ha muito a ser dito sobre o assunto.<br />Entao, vamos comecar dizendo uma vez mais que, originalmente, as mulhere eram livres na cultura vedica para escolher seu proprio marido: "A mulher de nascimento gentil e forma graciosa", discorre um verso no Rig Veda, "seleciona dentre muitos de seus amados um para ser seu marido.” O termo usado para o noivo era vara, o escolhido. ”A feliz e bela noiva escolhe (vanute) por si mesma (svayam) seu proprio marido" RV (27.12). Os swayamvaras das princesas sao bem documentados.<br />Eh claro que poderia haver interferencia da familia tambem, mas a opiniao da mulher sempre foi considerada. E mais um ponto que podemos entender com relacao a esta liberdade de escolha eh que a mulher nao era uma crianca, pois se fosse nao teria a maturidade para escolher seu proprio marido! Normalmente o casamento acontecia nao muito cedo e nem muito tarde na vida da mulher. Embora tenhamos conhecimento de que algumas podiam se casar ja tarde na vida, como Gosha, uma conhecida sabia (sendo que seu marido era outro conhecido erudito da epoca, Kakasivan)que se casou tarde porque sofria antes de uma doenca de pele. Como ja discutido anteriormente, as mulheres tambem tinham a opcao de nao se casarem, se quisessem permancer solteiras.<br />Mais uma vez, o que podemos ver eh que a sociedade vedica eh uma sociedade de liberdade e respeito pelas mulheres e por todas as entidades vivas, na qual todos tem deveres de acordo com sua natureza e posicao, mas tem tambem a liberdade de escolher sua posicao de acordo com sua natureza, bem como a de se comportar de acordo com sua personalidade. </span>devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-75178854726820072562010-05-18T05:14:00.000-07:002010-05-19T03:43:45.466-07:00marriage<span style="font-family:verdana;">Hi everyone! I was absent for some time, but now I’m back. And I want to write today about one of my favorite topics: marriage! Oh yes! That’s such a big source of both joy and trouble for many people and specially for women that there’s really much to be said on that.<br />So, let’s start saying once more that originally women were free in vedic culture to choose their own husband: "The woman who is of gentle birth and of graceful form," so runs a verse in the Rig Veda, "selects among many of her loved one as her husband.” The term for the bridegroom was vara, the chosen one. ”The happy and beautiful bride chooses (vanute) by herself (svayam) her own husband" RV (27.12). The swayamvaras of the princesses are well documented.<br />Of course there could be interference of family also, but the opinion of the woman would always be considered. And one more point that we can understand from this freedom of choice is that the woman was not a child, or she could not have the maturity to choose her own husband! Usually marriage would take time not too early in a woman’s life, nor too late. Although we know also that some woean could get married late on her life, like Gosha, a well known female sage (her husband being another well known scholar of that time, Kakasivan)who got married late cause she earlier suffered from some skin ailment. As discussed before, women also had the option of not getting married at all, if they wanted to remain single.<br />Once again, what we can see is that vedic society is one of freedom and respect for women and for all living beings, where everyone has duties according to its nature and position, but also have freedom to choose their position according to their nature, as well as behave according to their personality.<br /><br /></span>devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-86865971932192304532010-03-02T13:40:00.000-08:002010-03-02T13:42:36.963-08:00Savitri<span style="font-family:verdana;"> Savitri era a filha única de um rei chamado Ashwapati, o rei de Madra-Desha, conforme explicado no Mahabharata e no Matsya Purana. Ele realizou austeridades para satisfazer o Senhor Brahma e sua consorte, Savitri Devi, para ter progênie através do cantar da oração de Savitri. Quando teve uma filha, ele lhe deu o nome de Savitri e ela cresceu uma garota de grande beleza e caráter, de maravilhosa personalidade e qualidades. Infelizmente, seu pai não pôde achar um marido adequado para ela quando chegou o tempo. Então, ele a mandou para diferentes partes do país de modo que ela pudesse achar um marido que considerasse aceitável. Após algum tempo, Savitri decidiu se casar com Satyavana, mas ele era o filho de Dyumatsena, que era o rei cego e exilado de Shalya-Desha. Por causa disso, eles viviam na floresta. Satyavana era simples mas carregava um toque de realeza, o que atraiu Savitri.<br /> Savitri voltou para seu pai e contou as notícias. Mas o sábio Narada Muni estava lá e a ouviu e revelou que Satyavana era altamente qualificado mas iria viver por apenas mais um ano. Mas Savitri havia tomado sua decisão e não se casaria com nenhum outro. Então, para satisfazer a intenção de Savitri, o rei arranjou o casamento.<br /> Um dia, após viver na floresta por um ano, Satyavana saiu para cortar um pouco de lenha como de costume. Savitri estava fazendo austeridade por vários meses e o seguiu pelos bosques. Neste dia Satyavana caiu com uma dor de cabeça. Naquela hora, Savitri viu uma pessoa feroz se aproximando e pode reconhecer que eraYama, o senhor da morte, que havia vindo para levar Satyavana, já que sua vida estava acabando. Após Yama ter levado Satyavana, Savitri começou a seguir Yama. Ele pediu para ela não segui-lo e até lhe prometeu várias bênçãos, tudo menos a vida do seu marido. No entanto, Savitri continuou a segui-lo até que ele satisfezesse seus desejos.<br /> Savitri pediu a Yama que a visão de seu sogro voltasse, junto com seu reino perdido. Então ela pediu cem filhos para seu pai. Tudo isto foi concedido, já que Yama estava ficando cada vez mais impaciente. Então ela pediu cem filhos para ela também, todos eles tão belos e sábios quanto Satyavana, ao que Yama também concordou sem pensar muito. Mas então ele percebeu seu erro e teve que permitir que Satyavana continuasse com sua vida. Então, pelo poder da austeridade de Savitri, de sua sabedoria e devoção, ela conquistou a morte para seu marido e abençoou seu próprio pai e seu sogro também. *<br /><br /><br /><span style="font-size:78%;">*http://www.stephen-knapp.com/women_in_vedic_culture.htm</span></span>devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-65960191674972280232010-03-01T10:31:00.000-08:002010-03-01T10:37:39.824-08:00Savitri<span style="font-family:verdana;">Savitri was the only child of a king named Ashwapati, the king of Madra-Desha, as explained in the Mahabharata and Matsya Purana. He had performed austerities to please Lord Brahma and his consort, Savitri Devi, to have progeny by chanting the Savitri prayer. When a daughter arrived, he named her Savitri, and she grew to be a girl of great beauty and character, and wonderful personality and qualities. Unfortunately, her father could find no suitable husband for her when she became of age. So he sent her to different parts of the country so she could find a husband she deemed acceptable. After some time Savitri decided to marry Satyavana, but he was the son of Dyumatsena who was the blind and exiled king of Shalya-Desha. Because of this, they lived in the forest. Satyavana was simple but bore a countenance of royalty, which attracted Savitri.<br /> Savitri returned to her father to relate the news, however the sage Narada Muni happened to be there and heard it and revealed that Satyavana was highly qualified but was to live for only one year longer. But Savitri had made her decision and would not marry another. So to fulfill Savitri’s intention, the king arranged for a wedding.<br /> One day, after living in the forest for a year, Satyavana went off to chop some wood as usual. Savitri had been observing penance for many months and followed him into the woods. On this day Satyavana fell down with a headache. At that same time, Savitri saw a ferocious person approaching and could recognize that it was Yama, the lord of death, who was coming to take Satyavana since his life was ending. After Yama had taken Satyavana, Savitri started to follow Yama. He asked her not to follow him and even promised her many boons, all but the life of her husband. Nonetheless, Savitri continued to follow him until he granted her wishes.<br /> Savitri asked Yama for her father-in-law’s eyesight to return, along with his lost kingdom. Then she asked for one hundred sons for her father. All these were granted as Yama became increasingly impatient. Then she asked for one hundred sons for herself as well, all of them as handsome and wise as Satyavana, to which Yama also agreed without much thought. But then he realized his mistake and had to allow Satyavana to continue with his life. Thus by the power of Savitri’s austerity, wisdom and devotion, she conquered death for her husband and blessed her own father and father-in-law as well.<br /><br /> </span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;font-size:78%;color:#000000;"><a href="http://www.stephen-knapp.com/women_in_vedic_culture.htm">http://www.stephen-knapp.com/women_in_vedic_culture.htm</a></span>devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-62303026533727368582010-02-09T09:49:00.000-08:002010-02-09T09:54:01.670-08:00menina<span style="font-family:verdana;">No Rig-Veda não há nada que diga que o nascimento de uma menina era considerado inauspicioso. As celebrações e outros samskaras eram conduzidos com entusiasmo. Em um caso em particular, gêmeas eram comparadas com o céu e terra. As filhas não eram impopulares. Era-lhes permitido o estudo védico e ofereciam sacrifícios aos deuses. O filho não era, em absoluto, necessário para este propósito.<br />Há uma referência ao nascimento apenas de uma filha a quem era dada a posição legal de um filho; e ela podia realizar ritos funerários de seu pai e também herdar sua propriedade. Isto indica que a posição de uma menina na época do Rig Veda não era baixa como veio a ser na época medieval. (S. R. Shastri, Women in the Vedic Age- 1960).<br /> A educação era um aspecto importante na criação de uma criaça. A educação era considerada essencial para as meninas e era, assim, normal que as meninas recebessem educação. As garotas educadas eram tidas em alta conta. A literatura védica glorifica a filha erudita e diz: "Uma menina também deve ser criada e educada com grande esforço e cuidado” (Mahanirvana Tantra). A importância da educação de uma menina é ressaltada no Atharva Veda, que diz,” O successo de uma mulher em sua vida de casada depende de seu treinamento apropriado durante BrahmaCharya (período como estudante)” (…)<br />O Rig Veda (3.31.2) ordena que se os pais tiverem filho e filha, o filho realize pindaan (após a morte do pai) e que a filha seja agraciada com presentes. Também garante o direito da filha na partilha de propriedade do pai .” (2.17.7) *<br />“Uma mãe heróica anuncia orgulhosamente, então, no Veda: Mama Putro Shatruhane mamaduhita virat, que significa que meu filho é um eliminador de inimigos e minha filha é digna de honra.” **<br /><br /><span style="font-size:78%;color:#000000;"></span></span><br /><span style="font-family:verdana;"><span style="font-size:78%;color:#000000;"></span></span><br /><span style="font-family:verdana;"><span style="font-size:78%;color:#000000;">* </span></span><a href="http://ssubbanna.sulekha.com/blog/post/2007/10/rig-veda-position-of-women-2-2.htm"><span style="font-family:verdana;font-size:78%;color:#000000;">http://ssubbanna.sulekha.com/blog/post/2007/10/rig-veda-position-of-women-2-2.htm</span></a><br /><span style="font-family:verdana;font-size:78%;">** http://rahulwrites.rediffiland.com/blogs/2008/10/18/Women-in-India-1.html</span>devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-57677434663051882742010-02-08T09:48:00.000-08:002010-02-08T09:50:15.832-08:00Girl child<span style="font-family:verdana;">In the Rig-Veda, there is no instance where the birth of a girl was considered inauspicious .The celebrations and others samskaras were conducted with enthusiasm. In a particular case, twin daughters were compared to heaven and earth. The daughters were not unpopular. They were allowed Vedic studies and were entitled to offer sacrifice to gods. The son was not absolutely necessary for this purpose.<br /> There is reference to the birth of an only daughter, who was assigned the legal position of a son; and she could perform funeral rites of her father and could also inherit the property. It indicates that the position of a girl in Rig Vedic times was not as low as it was to become in medieval times. (S. R. Shastri, Women in the Vedic Age- 1960).<br /> Education was an important feature in the upbringing of a girl child. Education was considered essential for girls and was therefore customary for girls to receive education. The girls with education were regarded highly. Vedic literature praises a scholarly daughter and says: "A girl also should be brought up and educated with great effort and care" (Mahanirvana Tantra). The importance of a girl’s education is stressed in the Atharva Veda which states,” The success of woman in her married life depends upon her proper training during the BrahmaCharya (student period)” (…)<br />Rig Veda (3.31.2) commands that if parents have both son and daughter, son performs pindadaan (after death of father) and daughter be enriched with gifts. It also attests share of a daughter in property of her father .” (2.17.7) *<br />“A heroic mother proudly announces in Veda thus Mama Putro Shatruhane mamaduhita virat meaning that my son is a vanquisher of enemies and my daughter is honorable.” **<br /><br /><span style="font-size:78%;"></span></span><br /><span style="font-family:verdana;"><span style="font-size:78%;"></span></span><br /><span style="font-family:verdana;"><span style="font-size:78%;"></span></span><br /><span style="font-family:verdana;"><span style="font-size:78%;"></span></span><br /><span style="font-family:verdana;"><span style="font-size:78%;"></span></span><br /><span style="font-family:verdana;"><span style="font-size:78%;">* </span></span><a href="http://ssubbanna.sulekha.com/blog/post/2007/10/rig-veda-position-of-women-2-2.htm"><span style="font-family:verdana;font-size:78%;">http://ssubbanna.sulekha.com/blog/post/2007/10/rig-veda-position-of-women-2-2.htm</span></a><br /><span style="font-family:verdana;font-size:78%;">** http://rahulwrites.rediffiland.com/blogs/2008/10/18/Women-in-India-1.html</span>devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-67388467971996920532010-02-01T07:42:00.000-08:002010-02-01T08:00:14.444-08:00Madalasa<span style="font-family:verdana;">Madalasa era a filha de Vishvasu, o rei de Gandharva. Ela também era uma grande inspiração para seus filhos. Ritdhvaj, o filho do poderoso rei Shatrujit, era seu marido. Quando Shatrujit morreu, Ritdhvaj ficou na posição de rei e se ocupou nos deveres reais. No devido tempo, Madalasa deu à luz um filho, Vikrant. Quando Vikrant chorava, Madalasa cantava palavras de sabedoria para fazê-lo se aquietar. Ela cantava que ele era uma alma pura, que aquele não era seu nome real e que seu corpo era apenas um veículo feito de cinco elementos. Se ele não era de fato o corpo, por que ele chorava? Então, Madalasa iluminava seu filho com conhecimento espiritual nas canções que cantava para ele. Por causa deste conhecimento, o pequeno Vikrant cresceu como um asceta, livre dos apegos mundanos ou atividades monárquicas e eventualmente foi para a floresta se ocupar em austeridades. A mesma coisa aconteceu com seu segundo filho, Subahu, e seu terceiro filho, Shatrumardan. Seu marido lhe disse que ela não deveria ensinar o mesmo conhecimento ao quarto filho, Alark, de modo que pelo menos um deles se interessassepor atividades mundanas e aceitasse o papel de cuidar do reino. Então, para Alark ela cantou uma canção sobre ser um grande rei que governou o mundo inteiro e o tornou próspero e livre de vilões por muitos anos. Fazendo assim ele desfrutou da recompensa da vida e eventualmente se uniu aos imortais. Assim ela treinou seu filho Alark desde o início de sua vida na direção que ele devia tomar. É assim que uma mãe pode influenciar seu filho em todo o potencial possível, seja materialmente ou espiritualmente, mostrando pensamentos nobres que abram os caminhos das atividades para seus filhos. </span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;font-size:78%;">http://www.stephen-knapp.com/women_in_vedic_culture.htm</span>devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-2074470406410057082010-01-31T08:24:00.000-08:002010-01-31T08:27:06.314-08:00Madalasa<span style="font-family:verdana;">Madalasa was the daughter of Vishvasu, the Gandharva king. She was also a great inspiration to her sons. Ritdhvaj, the son of the powerful king Shatrujit, was her husband. When Shatrujit died, Ritdhvaj took the position of king and engaged in the royal duties. In due course, Madalasa gave birth to a son, Vikrant. When Vikrant would cry, Madalasa would sing words of wisdom to keep him quiet. She would sing that he was a pure soul, that he has no real name and his body is merely a vehicle made of the five elements. He is not really of the body, so why does he cry? </span><br /><span style="font-family:verdana;"> Thus, Madalasa would enlighten her son with spiritual knowledge in the songs she would sing to him. Because of this knowledge, little Vikrant grew up to be an ascetic, free from worldly attachments or kingly activities, and he eventually went to the forest to engage in austerities. The same thing happened to her second son, Subahu, and her third son, Shatrumardan. Her husband told her that she should not teach the same knowledge to their fourth son, Alark, so that at least one of them would be interested in worldly activities and take up the role of looking after the kingdom. So to Alark she sang a song of being a great king who would rule the world, and make it prosperous and free from villains for many years. By so doing he would enjoy the bounty of life and eventually join the Immortals. In this way, she trained her son Alark from the beginning of his life in the direction he would take. This is how a mother can influence her child in whatever potential may be possible, whether materially or spiritually, by imparting noble thoughts to open the avenues of activities for her children. </span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;font-size:78%;">http://www.stephen-knapp.com/women_in_vedic_culture.htm</span>devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3523619545595468146.post-46178675090616370712010-01-24T06:03:00.000-08:002010-01-24T06:06:19.130-08:00a inteligência feminina<span style="font-family:verdana;">Há uma nova moda que é dizer que as mulheres são menos inteligentes que os homens. Aqui eu gostaria de mostras o que as escrituras falam sobre isto. De certo modo, é de fato dito que a maioria das mulheres geralmente têm um coração muito mole. Isto pode ser um problema porque várias vezes elas podem colocar o coração e os sentimentos antes da inteligência ou do senso de discriminação. Isto não é exatamente uma falta de inteligência, mas uma pureza de coração que é perigosa para a pessoa em um mundo degradado como o que nós vivemos. Deste modo, critaturas puras como as mulheres e os brahmanas, sempre devem ser cuidadas, de modo que possam ser protegidas das pessoas más. Não há dúvida de que a classe brahmínica seja a classe mais inteligente da sociedade (não estamos falando aqui das pessoas que são brahmanas porque nasceram em famílias de brahmanas, mas estamos nos referindo aos verdadeiros brahmanas, que têm as qualificações brahmínicas). Similarmente, o fato das mulheres serem puras ou, muitas vezes, inocentes, ou o fato de que elas devem ser protegidas, não tem nada a ver com falta de inteligência. Sarasvati, a deusa da inteligência é mulher! <br />“Agnihthram Tatachar swamy aponta um termo védico especial: Purandhi, e explica seu significado. De acordo com os vedas, a mulher é mais inteligente que o homem (i.e) ela é uma purandhi. (…) Com este termo a inteligência superior da mulher é indicada.”*<br />Estando conscientes da capacidade das garotas, as famílias e professores costumavam treiná-las assim como treinavam os garotos. Isto está de acordo com o Atharva Veda, que diz que as garotas deveriam ser treinadas como estudantes antes de entrarem na vida de casadas. “As garotas devem se treinar para se tornarem completamente eruditas e joviais através de Brahmcharya e, então, entrarem na vida de casadas.” **<br />O Atharva Veda também diz: “Oh mulher! Você é a mantenedora do conhecimento de todos os tipos de ações (karma).” “Oh mulher! Você sabe tudo. Por favor, nos dê a força da prosperidade e riqueza.” e “Oh mulher! Utilize seu intelcto védico em todas as direções de nossa casa!”.<br />No mesmo Veda também é afirmado: “As mulheres deve fazer parte das câmaras legislativas e colocar sua visão na linha de frente.” E do Rg Veda temos: “Oh homens e mulheres! Uma mulher erudita que tenha praticado ou que ensine um, dois ou três Vedas ou quatro Vedas e quatro upavedas, junto com gramática, etimologia, etc e dissemina este conhecimento para todo o mundo e remove a ignorância das pessoas é fonte de felicidade para o mundo inteiro. Uma mulher que estuda e ensina todas as partes dos Vedas traz progresso a todos os seres humanos.” Então, a idéia de que as mulheres não podem estudar os Vedas é apenas uma modernidade sem sentido. De fato, elas não apenas devem estudá-los mas também ensiná-los, embora vejamos que em várias sociedades espirituais hoje em dia as mulheres não sejam autorizadas a pregar ou ensinar.<br />De acordo com o Rg Veda, as mulheres podem dizer: “Meu destino é glorioso como o sol nascente. Eu sou a bandeira do meu lar e sociedade. Eu também sou a cabeça deles. Eu posso fazer discursos impressionantes. Meus filhos conquistam inimigos. Minhas filhas iluminam o mundo todo.”<br />Então, como vemos, as mulheres da época védica não pensam em si mesmas como pobres criaturas sem inteligência. Elas sabem de sua importância não apenas para sua família mas também para a sua sociedade. Elas são a cabeça. Assim, elas têm inteligência e direcionam. Sua importância não consiste em apenas ficar atrás dos homens obedecendo às suas ordens. Elas dizem que podem fazer discursos impressionantes. É claro que elas não estão trancadas em casa apenas cozinhando e limpando, pois se fosse assim, esta afirmação não faria sentido. Elas são livres para falar para várias pessoas e são impressionantes, então elas têm conhecimento que causa essa impressão. Seus filhos conquistam inimigos, mas suas filhas iluminam o mundo todo. Suas filhas não são fardos que são assassinados no ventre ou que são menos importantes que os filhos. Não! Elas iluminam o mundo todo!</span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;"></span><br /><span style="font-family:verdana;font-size:78%;color:#000000;">* SriPedia - </span><a href="http://www.ibiblio.org/sripedia/cgi-bin/kbase/Vedas/Women"><span style="font-family:verdana;font-size:78%;color:#000000;">http://www.ibiblio.org/sripedia/cgi-bin/kbase/Vedas/Women</span></a><br /><span style="font-family:verdana;font-size:78%;color:#000000;">** Agniveer – Women in Vedas - </span><a href="http://agniveer.com/vedas/women-in-vedas/"><span style="color:#000000;"><span style="font-size:78%;"><span style="font-family:verdana;">http://agniveer.com/vedas/women-in-vedas</span>/</span></span></a>devihttp://www.blogger.com/profile/01713618240570090064noreply@blogger.com0