Sunday, May 31, 2009

a verdadeira cultura indiana

Este é um lugar para compartilhar as coisas sobre as quais tenho lido que dizem respeito à posição da mulher na sociedade atual e, especialmente, nos velhos tempos e tradições. Embora a maior parte dessas antigas tradições pareçam ser muito machistas agora, se nos aprofundarmos, poderemos ver que elas sofreram muitas mudanças e que, de fato, em sua essência, sempre glorificaram as mulheres. Falarei mais sobre a cultura védica / indiana, mas tamém falarei sobre outras tradições. Será ótimo se pudermos compartilhar nosso conhecimento sobre este tópico. Tentarei sempre escrever em inglês e, então, escrever a mesma coisa em português. Por favor, faça seus comentários, se inscreva e, caso tenha um artigo ou algo para ser publicado, mande para krdevidasi@gmail.com. Vamos lá então...


Este é o primeiro post que coloco aqui sobre as mulheres nas escrituras. Falarei sobre algo que venho pesquisando já há algum tempo. Falarei sobre as escrituras indianas antigas.
É muito interessante notar que, atualmente, na Índia, temos basicamente dois grupos. O primeiro grupo pensa que as escrituras são obsoletas e, assim, não devem ser seguidas hoje em dia. Ele não está interessado em conhecê-las ou seguí-las. Ou essas pessoas são ateístas ou participam de alguns rituais feitos pela família sem realmente entendê-los, mas apenas por participar, como um costume social. Também achamos neste grupo aqueles que preferem a cultura occidental, sua música, filmes e estilo de vida. No segundo grupo, por outro lado, temos aqueles que querem resgatar seu hinduísmo, ou querem perpetuar sua cultura hindu, seguindo aquilo que viram acontecer em suas famílias ou aquilo que sabem sobre as escrituras. Mas vemos que, embora sigam veementemente algumas partes das escrituras, eles não seguem outras. Podemos ver que eles estão ansiosos em seguir as partes das escrituras que reforçam sua própria posição superior ou qualquer outra coisa que esteja de acordo com seu interesse, mas não estão muito interessados em seguir as partes, por exemplo, que aconselham austeridades como acordar cedo, jejuar ou ver todas as mulheres como sua própria mãe. Várias vezes eles não podem citar as escrituras, mas apenas justificar suas attitudes dizendo que estão seguindo as “tradições”, nem mesmo que fazem parte das escrituras... Mas a questão é: que tradições são essas? Aqueles que se dizem verdadeiros hindus estão seguindo tradições que, geralmente, não estão nas escrituras hindus. A maioria delas existe devido à influência muçulmana, cristã ou devido às mudanças feitas por estrangeiros que, na verdade, queriam destruir essa mesma cultura hindu. Dentro todos os comportamentos não-hindus que vemos atualmente existindo sob a bandeira do hinduísmo, encontram-se as frases feitas, pensamentos e atitudes com relação às mulheres. E vemos isto da parte da maioria dos homens e… mulheres!
Como a verdadeira tradição hindu vem das escrituras, não iremos nem considerar nada que seja chamado “tradição” apenas, quando isto na verdade significa “o que todos têm feito por algum tempo na Índia”. Já que, por algum tempo, tem-se matado milhares de bebês do sexo feminino, tem-se torturado garotas e suas famílias por causa de dote, etc, aceitar que algumas coisas fazem parte da “tradição” indiana só porque elas têm ocorrido já por algum tempo, é também aceitar que estese crimes são a tradição indiana, e não podemos concordar com isto. Então, devemos considerar e aceitar como tradição indiana apenas aquilo que vem das escrituras indianas.
Agora surge outro problema. Podemos confiar em tudo o que é dito nas escrituras? Tantas coisas são justificadas como sendo parte das escrituras, mas estas coisas estão lá realmente?
Raghbendra Jha escreveu: “Há algo inerentemente errado com o modo como o Sanatana dharma ou a cultura hindu trata a feminilidade? Se formos pelos comentários de alguns textos tais como o Manusmriti, seríamos levados a pensar que este é o caso, certamente. No entanto, a autoridade última e única das práticas do Sanatana dharma são os quatro Vedas. (...) Nossa vasta literatura religiosa foi poluída pelo comportamento hipócrita e intenções egoístas de alguns assim chamados pundits (o Matsyapurna diz que estas pessoas são rakshas nascidos na Kaliyuga em famílias de brahmanas) e pelos séculos de domínio das forças coloniais. É provável que o Manusmriti nos tenha afetado. Isto fica evidente em algumas passagens do Manusmriti. *
É claro que a maior parte dos hindus não quer discutir este fato. Ou eles se sentem muito confortáveis com o modo como as coisas estão agora, ou são muito preguiçosos para pensar sobre isto, ou não têm a inteligência para fazer tais perguntas.
“Os hindus, tendo sido oprimidos por séculos, desenvolveram uma mentalidade de escravidão mental com relação ao seu opressor de longa data, o islã. Então, agora, mesmo quando os hindus se colocam contra o Islã, eles o fazem timidamente, defensivamente e com a culpa de alguns crimes hipotéticos imaginados, para seu desgosto, para eles por seus inimigos. Eles ainda não conseguem pensar livremente, analisar a história objetivamente e reconhecer a verdadeira natureza do Hinduísmo, i.e., Dharma. Mas, se eles quiserem regenerar o Dharma, a Verdade e a Bondade, então terão que ver a história sob sua verdadeira luz, com Coragem, Decisão e Objetividade. Apenas então poderão redescobrir seu Dharma e fazer algo por sua geração.” ** De fato, muitos hindus falam contra o Islã, mas estão felizes em viver de um modo que vem do Islã, acreditando ou fingindo acreditar que isto é parte de sua cultura hindu.
Espero que os hindus acordem deste estado e comecem a pensar sobre o modo como as coisas estão acontecendo agora e possam ver a necessidade de mudança para que sua verdadeira cultura possa sobreviver, mesmo que isto signifique questionar, ver seus erros e adotar uma attitude desconfortável, já que é diferente. E acredito que isto não tem a ver apenas com os hindus. Trata-se de sanatana-dharma, e sanatana-dharma é para todos, não apenas para os nsacidos na Índia. Com esta cultura podemos aprender a viver melhor neste mundo e no outro, nesta vida e nas próximas.
Como diz o Rigveda, parte 2, sukta 18, verso 3259: “Este dharma é sanatana (atemporal). Todos os deuses e humanos nasceram neste dharma e progrediram nele. Por favor, não destrua nossa grande Mãe que tem sido a pedra fundamental de sua génese e existência.”

* Raghbendra Jha - Women and the Vedas - http://www.ivarta.com/columns/OL_070503.htm
** Prabhat Varun - Sati Pratha and its origins - http://www.ivarta.com/columns/OL_060328.htm

3 comments:

  1. acabei de falar com um indiano que diz que é ateísta, mas antes de dormir ele canta o gayatri ele não sabe o que significa mas o faz pq os pais dele tb fazem

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  2. de fato, isso é bem comum na Índia...

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  3. Estou amando teu blog minha amiga! Parabens!

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