Sunday, December 6, 2009

A mulher e a família do marido

Nós sabemos que a maior parte dos problemas nos casamentos vem com a nova família. Ás vezes a família do noivo pensa que pode usar a noiva como criada, ás vezes pensa que pode lhe dar ordens ou dizer-lhe como viver sua vida, cuidar de seu lar ou mesmo criar seus filhos. Outras vezes, o marido não sente que sua esposa está sendo submissa e obediente o suficiente à sua família, que ela não a está servindo o suficiente ou apropriadamente, ou apenas se sente desconfortável com o fato de ela ter opiniões, hábitos, maneiras de fazer as coisas e personalidade diferentes de sua família, especialmente, de sua mãe. De fato, alguns têm problema em entender que sua esposa simplesmente não é sua mãe! Isto tudo apenas mostra uma dificuldade em lidar com diferentes tipos de relacionamentos, uma falta de conhecimento das escrituras e verdadeiras tradições, e uma falta de educação deste homens e de suas famílias.
As escrituras deixam bem claro qual é a posição da noiva com relação à família do noivo, de modo que quem quer que tenha ao menos um pouco de educação possa saber como se comportar apropriadamente com a noiva e não atrapalhe o recém realizado casamento, que é uma relação tão delicada na qual o casal precisa de tempo para se ajustar um au outro e às mudanças em suas próprias vidas, o que significa que eles precisam de tempo para eles mesmos, sem a interferência dos outros.
Assim, o Rig Veda (10.85.27) diz: “Seja feliz e próspera com seus filhos aqui; preste atenção em comandar sua família, nesta casa”. As mulheres que desistem de seu direito e dever de comandar sua família são irreligiosas, já que estão indo contra as escrituras, e também estão sendo responsáveis pela destruição da verdadeira estrutura familiar como deve ser, e estão destruindo suas próprias tradições. Além disso, seu principal dever, que é manter os princípios religiosos tais como são e ensiná-los aos seus filhos, também não é realizado. Desistir destes direitos e deveres significa criar filhos que também desenvolverão o mesmo comportamento incorreto e sofrerão em seus próprios relacionamentos já que tiveram tal mal exemplo em casa. As garotas crescerão acreditando que não têm direitos e os garotos crescerão acreditando que podem mandar em suas esposas e, em ambos os casos, os resultados serão relacionamentos não saudáveis e famílias infelizes. As mulheres devem ser felizes em sua casa. Se acostumar a ser tratada como um objeto que satisfaz ao marido e sua família não é felicidade. As pessoas podem se acostumar com qualquer coisa nesta vida! Mulheres que apenas fingem ser felizes para evitar problemas e mulheres que aceitam não serem honradas apropriadamente estão causando a queda de suas famílias, e todos os rituais religiosos realizados por sua família não valem de nada, de acordo com as escrituras. Devido ao seu bom coração, natureza humilde e, ás vezes, devido a uma educação inapropriada e exemplos que tiveram em casa, as mulheres sentem que não têm direito de serem honradas, ou sentem que estão sendo egoístas quando fazem as coisas a seu modo ou para si próprias, ou pensam que é errado não concordar com o marido e sua família o tempo todo. Mas, na verdade, este comportamento é irresponsável, escapista e irreligioso, e é ele que coloca de fato em perigo toda a sociedade, já que o futuro da sociedade é as crianças, e estas crianças estão aprendendo com os ensinamentos e atitudes de suas mães.
Alguém pode pensar: “mas o marido é como Deus para a esposa!”. Mas não devemos nos esquecer que a esposa é a Deusa da fortuna para o marido. E, embora vejamos algumas mulheres tratando seus maridos como Deus, como é difícil vermos maridos que tratam suas esposas como tratam sua fortuna! Devemos entender que esta é uma afirmação que prentede que os casais tomem como exemplo a maravilhosa relação harmoniosa entre Visnu e Laksmi, Radha e Krsna, Siva e Parvati, etc. Vemos tanto respeito entre eles! Deus é o mantenedor, é aquele que ama, protege, perdoa, entende. Mas quando se trata de Sua representação na relação homem-mulher, Ele se torna o chefe mau. Embora as pessoas falem com Deus de um modo próximo e informal, esses representantes de Deus, os maridos, não admitem que a esposa fale seu santo nome, já que ela é tão inferior e o relacionamento entre eles não é tão próximo como o relacionamento que Deus tem com Seus devotos! Isto me faz pensar que ou essas pessoas não estão sendo mesmo como Deus para suas esposas ou elas simplesmente não têm nenhuma informação sobre Ele, e então elas não podem ser Seu representante!
Krsna implora a Radha para que Ela deixe que Ele coloque Sua cabeça sob Seus pés, Siva e Parvati são metades de um mesmo corpo, e ela até mesmo se sentou em seu colo enquanto ele falava sobre religião para uma assembéia de santos. Nós sempre o vemos abrançando Parvati quando estão com seus filhos, assim como vemos Radha e Krsna brincando juntos. Não é que eles não mostram nenhum tipo de realcionamento íntimo e pessoal ou sentimentos, ou que eles mostram um chefe e sua obediente escrava. Como é estranho que os pais nem sequer segurem a mão um do outro ou sequer falem palavras carinhosas na frente de seus filhos, já que estas demonstrações de amor e de relacionamentos baseados em sentimentos profundos são consideradas impróprias, enquanto que eles podem se sentar em frente à TV e ver garotas de bollywood fazendo movimentos sexuais com roupas indecentes e caras de orgasmo. Um beijo é inapropriado, segurar mãos é inapropriado. Uma câmera dando close sob sais e cenas de homens sentados com várias mulheres semi-nuas passando a mão por todo o corpo deles não é. Sentimentos são censurados. Pessoas sendo mostradas como objetos sexuais é permitido.
De volta ao ponto da posição da mulher na família do marido, o famoso hino de casamento (10.85) manda que a família do marido tratar a nora (que é convidada a entrar na família “assim como o rio entra no mar”) como a rainha, samrajni. De fato, o Atharva Veda (14.1.20), afirma: Oh esposa! Torne-se a rainha e administradora de todos na família do seu marido.
Não é dito que ela deve ser submissa até conquistar o coração deles; não é dito que ela deve esperar até ficar velha para ter algum reconhecimento; não é dito que ela tem que realizar todas as suas obrigações em casa seguindo as ordens de outra pessoa, assim como uma criada faria.
Do Rig Veda, 10.85.46, temos: “Seja uma rainha para seu sogro; seja uma rainha para sua sogra; seja uma rainha para a irmã de seu marido, seja uma rainha para o irmão de seu marido ( SamrA~Jni svasurE bhava ; samrA~jni svasravam bhava; nanAndhAri samra~jni bhava;samrA~jni adhi dEvrushu ).
Quando Ganga estava jogando seus bebês na água, ninguém da família de seu marido a parou. Não há histórias de Yasoda ou Devaki falando para as esposas de Krsna o que fazer em suas casas. Também não há histórias de Balaram dando ordens para as esposas de Krsna. Nossos próprios pais e os pais e família de nosso cônjuge sempre devem ser respeitados. Mas a estrutura principal de uma família é a mãe, o pai e os filhos. Se esta estrutura não pode existir em paz devido à influência da família de algum dos lados, isto simplesmente não está certo. Os pais devem ter mais conhecimento, então eles devem saber que seus filhos já crescidos precisam ter alguma vida íntima com seus cônjuges. Eles devem entender as necessidades e desejos de uma esposa novata. Após tanta influência muçulmana, talvez os pais, especialmente a mãe, não tenha sido tratada apropriadamente em seu próprio casamento e, neste caso, ela deve entender os erros e não tentar cometê-los também agora que ela tem a oportunidade. Se alguém não teve amor em seu casamento, a pessoa deve orar para que os outros – seu filho, filha, irmão, irmã – o tenha, e deve tentar entender o diferente nível de relacionamento que eles podem alcançar. Devemos respeitar não apenas os mais velhos, devemos respeitar a todos. Mesmo um animal deve ser respeitado. Todos pensam que sabem muito bem como os outros devem viver suas vidas. Mas devemos apenas tentar agir em nossa vida do modo que pensamos ser certo e estarmos prontos se as pessoas precisarem de nós.

3 comments:

  1. Grande reflexão...

    Gostei do blog e dos textos.

    =)

    ReplyDelete
  2. Oi...muito legal mesmo...O que é o rig veda? Ele versa sobre a religião hindu??
    Parabéns pelos posts...agurado retorno..bjss

    ReplyDelete
  3. Ele é um dos Vedas, que são os livros de conhecimento que falam sobre a cultura védica de modo em geral.

    ReplyDelete