Tuesday, February 9, 2010

menina

No Rig-Veda não há nada que diga que o nascimento de uma menina era considerado inauspicioso. As celebrações e outros samskaras eram conduzidos com entusiasmo. Em um caso em particular, gêmeas eram comparadas com o céu e terra. As filhas não eram impopulares. Era-lhes permitido o estudo védico e ofereciam sacrifícios aos deuses. O filho não era, em absoluto, necessário para este propósito.
Há uma referência ao nascimento apenas de uma filha a quem era dada a posição legal de um filho; e ela podia realizar ritos funerários de seu pai e também herdar sua propriedade. Isto indica que a posição de uma menina na época do Rig Veda não era baixa como veio a ser na época medieval. (S. R. Shastri, Women in the Vedic Age- 1960).
A educação era um aspecto importante na criação de uma criaça. A educação era considerada essencial para as meninas e era, assim, normal que as meninas recebessem educação. As garotas educadas eram tidas em alta conta. A literatura védica glorifica a filha erudita e diz: "Uma menina também deve ser criada e educada com grande esforço e cuidado” (Mahanirvana Tantra). A importância da educação de uma menina é ressaltada no Atharva Veda, que diz,” O successo de uma mulher em sua vida de casada depende de seu treinamento apropriado durante BrahmaCharya (período como estudante)” (…)
O Rig Veda (3.31.2) ordena que se os pais tiverem filho e filha, o filho realize pindaan (após a morte do pai) e que a filha seja agraciada com presentes. Também garante o direito da filha na partilha de propriedade do pai .” (2.17.7) *
“Uma mãe heróica anuncia orgulhosamente, então, no Veda: Mama Putro Shatruhane mamaduhita virat, que significa que meu filho é um eliminador de inimigos e minha filha é digna de honra.” **



* http://ssubbanna.sulekha.com/blog/post/2007/10/rig-veda-position-of-women-2-2.htm
** http://rahulwrites.rediffiland.com/blogs/2008/10/18/Women-in-India-1.html

No comments:

Post a Comment