Savitri era a filha única de um rei chamado Ashwapati, o rei de Madra-Desha, conforme explicado no Mahabharata e no Matsya Purana. Ele realizou austeridades para satisfazer o Senhor Brahma e sua consorte, Savitri Devi, para ter progênie através do cantar da oração de Savitri. Quando teve uma filha, ele lhe deu o nome de Savitri e ela cresceu uma garota de grande beleza e caráter, de maravilhosa personalidade e qualidades. Infelizmente, seu pai não pôde achar um marido adequado para ela quando chegou o tempo. Então, ele a mandou para diferentes partes do país de modo que ela pudesse achar um marido que considerasse aceitável. Após algum tempo, Savitri decidiu se casar com Satyavana, mas ele era o filho de Dyumatsena, que era o rei cego e exilado de Shalya-Desha. Por causa disso, eles viviam na floresta. Satyavana era simples mas carregava um toque de realeza, o que atraiu Savitri.
Savitri voltou para seu pai e contou as notícias. Mas o sábio Narada Muni estava lá e a ouviu e revelou que Satyavana era altamente qualificado mas iria viver por apenas mais um ano. Mas Savitri havia tomado sua decisão e não se casaria com nenhum outro. Então, para satisfazer a intenção de Savitri, o rei arranjou o casamento.
Um dia, após viver na floresta por um ano, Satyavana saiu para cortar um pouco de lenha como de costume. Savitri estava fazendo austeridade por vários meses e o seguiu pelos bosques. Neste dia Satyavana caiu com uma dor de cabeça. Naquela hora, Savitri viu uma pessoa feroz se aproximando e pode reconhecer que eraYama, o senhor da morte, que havia vindo para levar Satyavana, já que sua vida estava acabando. Após Yama ter levado Satyavana, Savitri começou a seguir Yama. Ele pediu para ela não segui-lo e até lhe prometeu várias bênçãos, tudo menos a vida do seu marido. No entanto, Savitri continuou a segui-lo até que ele satisfezesse seus desejos.
Savitri pediu a Yama que a visão de seu sogro voltasse, junto com seu reino perdido. Então ela pediu cem filhos para seu pai. Tudo isto foi concedido, já que Yama estava ficando cada vez mais impaciente. Então ela pediu cem filhos para ela também, todos eles tão belos e sábios quanto Satyavana, ao que Yama também concordou sem pensar muito. Mas então ele percebeu seu erro e teve que permitir que Satyavana continuasse com sua vida. Então, pelo poder da austeridade de Savitri, de sua sabedoria e devoção, ela conquistou a morte para seu marido e abençoou seu próprio pai e seu sogro também. *
*http://www.stephen-knapp.com/women_in_vedic_culture.htm
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment