Wednesday, May 19, 2010

Casamento

Oi a todos! Estive ausente por um tempo, mas agora estou de volta. E hoje quero escrever sobre um dos meus assuntos preferidos: casamento! Oh sim! Esta eh uma grande fonte de aleria e tambem de problemas para tantas pessoas e, especialmente, para as mulheres, que realmente ha muito a ser dito sobre o assunto.
Entao, vamos comecar dizendo uma vez mais que, originalmente, as mulhere eram livres na cultura vedica para escolher seu proprio marido: "A mulher de nascimento gentil e forma graciosa", discorre um verso no Rig Veda, "seleciona dentre muitos de seus amados um para ser seu marido.” O termo usado para o noivo era vara, o escolhido. ”A feliz e bela noiva escolhe (vanute) por si mesma (svayam) seu proprio marido" RV (27.12). Os swayamvaras das princesas sao bem documentados.
Eh claro que poderia haver interferencia da familia tambem, mas a opiniao da mulher sempre foi considerada. E mais um ponto que podemos entender com relacao a esta liberdade de escolha eh que a mulher nao era uma crianca, pois se fosse nao teria a maturidade para escolher seu proprio marido! Normalmente o casamento acontecia nao muito cedo e nem muito tarde na vida da mulher. Embora tenhamos conhecimento de que algumas podiam se casar ja tarde na vida, como Gosha, uma conhecida sabia (sendo que seu marido era outro conhecido erudito da epoca, Kakasivan)que se casou tarde porque sofria antes de uma doenca de pele. Como ja discutido anteriormente, as mulheres tambem tinham a opcao de nao se casarem, se quisessem permancer solteiras.
Mais uma vez, o que podemos ver eh que a sociedade vedica eh uma sociedade de liberdade e respeito pelas mulheres e por todas as entidades vivas, na qual todos tem deveres de acordo com sua natureza e posicao, mas tem tambem a liberdade de escolher sua posicao de acordo com sua natureza, bem como a de se comportar de acordo com sua personalidade.

No comments:

Post a Comment