Wednesday, November 25, 2009

Romasa



Romasa é considerada uma das mulheres da Índia antiga a quem hinos do Rig Veda foram revelados. Aqui vemos uma referência à ela em um artigo na Zine5: “A educação das mulheres na civilização hindu era importante. As mulheres eram vistas como perfeitamente elegíveis ao privilégio de se estudar a literatura védica e realizar sacrifícios até por volta de 200 A.C. As mulheres realizavam rituais religiosos após completarem sua educação sob a guia de um Guru. Alguns dos hinos do Rig Veda são composições de vinte poetisas-sábias tais como as Rishikas, Romasa, Lopamudra, Apala, Paulomi e outras.”

“Dezessete dos videntes a quem os hinos do Rig Veda foram revelados eram mulheres — rishikas e brahmavadinis. Eram elas Romasa, Lopamudra, Apata, Kadru, Vishvavara, Ghosha, Juhu, Vagambhrini, Paulomi, Jarita, Shraddha-Kamayani, Urvashi, Sharnga, Yami, Indrani, Savitri e Devayani.
O Sama Veda menciona outras quatro: Nodha (ou Purvarchchika), Akrishtabhasha, Shikatanivavari (ou Utararchchika) e Ganpayana. Isto me intrigou tanto que tive que saber mais sobre elas, mas encontrei um branco. Quem eram estas maravilhosas mulheres que estavam no mesmo nível que seus homens e produziram a mais maravilhosa e duradoura literatura do mundo?
No período védico, brahmavadinis mulheres (estudantes) passavam pela mesma disciplina rigorosa que os homens, os brahmacharis. O Brihadaranyaka Upanishad descreve um ritual que assegura o nascimento de uma filha que vá se tornar uma pandita (erudita). Os Vedas dizem que garotas educadas deveriamse casar com um homem igualmente educado. As garotas passavam pela cerimônia de upanayana ou de cordão sagrado, estudos védicos e savitri vachana (estudos superiores). Panini diz que as mulheres estudavam os Vedas assim como os homens. De acordo com o Shrauta e os Grihya Sutras, a esposa repetia os mantras védicos igualmente com seu marido nas cerimônias religiosas. O Purva Mimamsa garante às mulheres direitos iguais aos dos homens de realizar cerimônias religiosas. A sociedade védica era, geralmente, monogâmica, e homens e mulheres tinham lugares iguais.” *




*http://rahulwrites.rediffiland.com/blogs/2008/10/18/Women-in-India-1.html

1 comment: