De acordo com a cultura védica as mulheres têm tanto direito quanto os homens de realizar rituais e yajnas, bem como de estudar as escrituras, embora algumas pessoas modernas tenham criado a idéia de que as mulheres não podem fazer essas coisas.
Os Vedas dizem que um homem não pode realizar nenhum sacramento védico ou ritual se ele se torna viúvo. Um home pode realizar sacrifício védico apenas se tiver sua esposa ao seu lado. Uma vez que ele perca a esposa, ele não tem mais direito de realizar nem mesmo "agnihotram", dizem os Vedas... "patni-vatasyaagnihotram bhavati".... Nos velhos tempos normalmente se ouvia um marido lamentando-se ao lado do corpo morto de sua espoa, "Oh mulher, você se foi e levou consigo todos os meus direitos de realizar sacrifícios védicos!"
O Atharva Veda (14.1.64) diz: “Que o homem ofereça orações védicas em frente a ela, atrás dela, no seu centro e nas suas extremidades. Por fazer assim, que a graça inviolável de Deus ilumine sua casa com boa fortuna e dignidade.” Similarmente, o Rig Veda (3.53.4) pede claramente que o marido esteja acompanhado de sua esposa durante a cerimônia de Yajna. *
Hoje em dia temos alguns exemplos de mulheres que têm realizado yajnas e estudado os vedas, exatamente como as mulheres devem fazer, de acordo com estes mesmos vedas:“Não há nada nas escrituras que barre as mulheres de estudar os vedas. Gulabbai Tripati , que começou a conduzir ritos de fúnebres aos 11 anos de idade (após o falecimento de seu pai), morreu aos 86 anos de idade em 2005. Como ela questionou os gurus brahmanas nesta "era conservadora", ela foi forçada a deixar o ghat tradicional em Allahabad. Ela construiu seu próprio ghat chamado Rasulabad ghat com seu dinheiro ganhado duramente. Ela tem sido comparada a Gargi que questionou Yagnavalkya como ela questionou os gurus "tradicionais" de seu tempo.
Sandhyavandanam foi a primeira mulher em Andhra Pradesh a obter um doutorado em estudos védicos. Ela se aventurou nesta profissão dominada pelos homesn e realizou todos os dezesseis samskaaras não apenas em Andhra, mas também em Pune e Tamilnadu. Ela tem conduzido Upanayanam para garotos e garotas também. Há outras como Suneeti, Vasudhasastry, Oruganti Lakshmidevi (Miryalaguda) , Sulochana, Saraswathamma (Kamareddy), Swarooparani (leste de Godavari) e Kalyani (Tenali).
Shashi Tandon conduziu incontáveis samskaaras nos EUA (Illinois,Michigan, Wisconsin etc.,) e se tornou muito popular lá. Purohits de Choutpally, Nizamabad-Pranaveswari, Rajeswari, Bhuvaneswari, Gnaneswari etc., não apenas conduzem pourohityam mas conduzem escolas védicas para garotas. Todas essas damas são casadas e têm filhos também.
Em Kendra Para (Orissa) – templo Maa Kharakiya nas margens do Brahmani River, não é permitido homens!!
Sandhya Kulkarni conduziu a shraadh da mãe do ator Mohan Agashe.
Quando muitos homens estão abandonando as profissões tradicionais devido à considerações econômicos e status, e as mulheres estão fazendo tais trabalhos tão eficientemente, por que não encorajá-las mais?
APOIO DE ALGUMAS AUTORIDADES
1. O "Brahma" em um yajna é o purohit mais bem treinado que pode corrigir os outros envolvidos no yajna. BRAHMAA VAA RITVIJAABHMISHAKTAM AHA - Shatapatha brahmana 1.7.4.19. "Thasyaadyo brahmanishtaha syaath tham brahmaanam kurveeth" "Atha kena brahmtvam kreeyathe iti trayyaa vidyayethi, trayya vidyayeti ha brooyaath" (Aithareya 5.33) Uma mulher pode ser um brahma conforme mencionado no Rigveda ( 8.33.-19): "......sthree hi brahmaa vibhoovidhaha". Então, de acordo com estas citações, não apenas a mulher pode realizar yajna, mas ela também pode ser o purohit principal que conduz e corrige os outros.
2."AachaaryadaNatvam"... Ashtaadhyaayi 4.3.2.49
"ACHHARYASYA STREE AACHAARYAANEE PUM YOGA ITHYEVA AACHAARYA SVAYAM VYAAKHYAATREE" -Siddhaanta koumudi (a mulher que conduz o veda pravachana é chamada uma Achaarya).
3.Aachaarya lakshana :- "UPANEEYA TUM YAHA SHISHYA VEDAMADHYAAPAYED DWIJAHA, SAKALPA SARAHASYAM CHA THAMAACHAARYA PRACHAKSHATHE" (A pessoa que pode conduzir o upanayana samskaara e ensina os Vedas é chamada Aachaarya). O Siddhaanta Koumudi editado por Mahamahopaadhyaaya pandit Shivadatta Sarma diz,"ITI VACHANENAAPI STREENAM VEDAADHYANAADIKAARO DHVANITHAHA"(isto deixa claro que as mulheres têm vedaadhikara)
4.Rigveda 10.159-2.3: "THADVIDAHA.......UTAAHAMASMI SAM JAYAA...UTTAMAM" (Que eu consiga um bom marido..... Por causa dos Vedas, eu me tornarei tejasvi e uma pessoa de fala poderosa... Que minha filha brilhe bem devido ao seu bom caráter)
5.Taandya brahmana (5-6-8) aconselha as mulheres a cantarem o saamaved acompanhadas de veena quando um yajna está acontecendo. O Mantra 5.5.29 ordena que as mulheres circum-ambulem o yajna kunda cantando os mantras védicos.
6.A história de kumari Gandharva grahathaa em Eithareya prova que as mulheres têm iguais direitos aos Vedas. Laatyayana shrouthasootra, Shaankaayana shroutha sootra etc., também confirmam os direitos das mulheres aos Vedas.
Há várias outras autoridades que aconselham as mulheres a cantar os mantras védicos. Por favor, veja Yajurveda23- 23, 25-27, 29; Shatapatha brahmana 1-9-2-2-1, 1.9.2.22.23; Taittareeya samhitha 1.1.10, Aaswalaayana grihya sootra 1.1.9, Kaataka grihyasootra 3.1.30, 27-3, Paaraskara grihyasootra 1.5.1,2. ; Yajurveda 36-24 "tacchakshurdeva sahitam..." só pode ser cantado por uma mulher. Rigveda 10-85.48 tem que ser cantado pelo marido e esposa juntos.
Mais algumas autoridades no que diz respeito às mulheres cantarem os mantras védicos:
Exemplos de mulheres mantradrashtaaras: Ghoshaa, godhaa, vishvavaraa, Apaalaa, Upanishad, Jahu, Indraani, saramaa, Romashaa, Oorvashi, Lopaamudraa, Yamee, Shaashvathee, Sooryaasavithree, etc.
Rigveda 10-134, 10-39, 10-40, 8-91, 10-95, 10-109, 10-154, 10-159, 10-189, 5-28, 8-91 ..etc., vêm de mulheres.
Taittareeya brahmana 2-3-10.."..Tam trayee vedaa anya srijantha... .vedan pradadow" (três Vedas foram dados à mulher Seetaa-savitri através de Soma)
A filha de Manu, Idaa, é descrita no Taittareeya Brahmana( 1-1-4) como Yajnaprakaashinee que significa Yajna tatva prakaashana samarthaa.
Para citar exemplos mencionados nos Mahaakavyas:
Mahabharata: - Udyogaparva 190-18: "Atra siddhaa shivaa naama braahmNee veda paaragaahaa. ." (Uma dama brahmin de nome Shivaa era uma erudita nos Vedas e atingiu Moksha). Uma dama não-brahmin, Droupadi, era uma erudita nos Vedas. Achaarya Madhva em seu Mahabharata tatparya nirnaya diz: "Vedaaschapyuttama streebhihi krishnaattaabhiriha akhilaaha (Boas mulheres devem aprender os Vedas assim como Droupadi)
Valmiki Ramayana:- Sundarakaanda53- 23: Vaidehi shokasantaptaa hutaashanmupaagatam ( A triste Seeta fez havan ) VR 5-15-48:- "Sandhyaakaale .....Sandhyaartham varavarninee" (Seeta certamente viria ao rio realizar sandhya com água pura).
Valmikiramayana 4-16-12, 2-20-15 indica que Kousalya e Kaikeyi também faziam agnihotra etc.
A esposa de Vaali, Tara, cantou swastimantras.
Puranas: Vishnupurana (1-10) and (18-19); Markandeyapurana (52); Brahma vaivarta purana (14-65) etc., devem ser vistos.**
Podemos prosseguir assim, mas acredito que isto é mais do que suficiente para deixar bem claro os direitos e posição das mulheres na cultura védica no que diz respeito a yajnas e estudo védico!
*http://www.hindujagruti.org/news/6411.html
** http://knramesh.blogspot.com/2009/11/women-vedas.html?sowComment=1258134113221#c5208400788388291972
Tuesday, November 17, 2009
Sobre o direito das mulheres de realizar yajna e estudar os Vedas
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Can you help me in getting reference of Andhras in Eithareya Brahman which is always quoted as first time word ndhra is appeared -You seem to be doing great work for the benefit of mankind -All the best wishes and greetings
ReplyDeleteI V Murali Krishna
Sorry, my friend... I don't know it...
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