Monday, November 29, 2010

Shabari

Mais uma história do blog de Satya:

No Ramayana, após Sita ser sequestrada, Rama e Lakshmana procuraram por Sugriva, o rei macaco, para os ajudar e dirigir às margens do Lago Pampa.

Os ascetas do heremitério que viveram lá já haviam se ido, mas ainda vivia uma pessoa que os servira, uma mulher mendicante chamada Shabari. Rama se dirigiu a ela e disse: 'Você superou todos os obstáculos do ascetismo, oh pessoa de doce fala? Suas austeridades aumentam diariamente? Você subjugou sua ira e necessidade de comida? Oh solitária, você observou votos e conquistou a tranquilidade? Seu serviço ao seu guru frutificou?'

A virtuosa Shabari, reverenciada pelos deuses, extremamente idosa, ofereceu Suas homenagens e disse: 'Abençoada por Sua presença, alcancei a perfeição e meu ascetismo foi coroado. Hoje meu nascimento frutificou e o serviço ao meu guru foi totalmente honrado. Oh melhor dos homens, melhor dos deuses, adorando a Ti, eu alcançarei o reino celestial de onde ninguém retorna.'...

Ela os levou pelo heremitério, mostrando-lhes as maravilhas do ashrama e então pediu licença para se retirar. Rama experimentou grande deleite e exclamou: 'Maravilhoso!'

Então, se dirigindo à Shabari de práticas ascetas, ele disse: 'O Sagrada, eu fui completamente honrado por você; agora vá e seja feliz.' Tendo recebido permissão de Rama para partir, Shabari, usando os cabelos trançados, vestida de cascas de árvore e uma pele negra de antílope, jogou-se no fogo, depois saindo dele e elevando-se ao ar como uma labareda brilhante. (Shastri, v. 2, pp. 154-158)

No comments:

Post a Comment