Tuesday, February 9, 2010

menina

No Rig-Veda não há nada que diga que o nascimento de uma menina era considerado inauspicioso. As celebrações e outros samskaras eram conduzidos com entusiasmo. Em um caso em particular, gêmeas eram comparadas com o céu e terra. As filhas não eram impopulares. Era-lhes permitido o estudo védico e ofereciam sacrifícios aos deuses. O filho não era, em absoluto, necessário para este propósito.
Há uma referência ao nascimento apenas de uma filha a quem era dada a posição legal de um filho; e ela podia realizar ritos funerários de seu pai e também herdar sua propriedade. Isto indica que a posição de uma menina na época do Rig Veda não era baixa como veio a ser na época medieval. (S. R. Shastri, Women in the Vedic Age- 1960).
A educação era um aspecto importante na criação de uma criaça. A educação era considerada essencial para as meninas e era, assim, normal que as meninas recebessem educação. As garotas educadas eram tidas em alta conta. A literatura védica glorifica a filha erudita e diz: "Uma menina também deve ser criada e educada com grande esforço e cuidado” (Mahanirvana Tantra). A importância da educação de uma menina é ressaltada no Atharva Veda, que diz,” O successo de uma mulher em sua vida de casada depende de seu treinamento apropriado durante BrahmaCharya (período como estudante)” (…)
O Rig Veda (3.31.2) ordena que se os pais tiverem filho e filha, o filho realize pindaan (após a morte do pai) e que a filha seja agraciada com presentes. Também garante o direito da filha na partilha de propriedade do pai .” (2.17.7) *
“Uma mãe heróica anuncia orgulhosamente, então, no Veda: Mama Putro Shatruhane mamaduhita virat, que significa que meu filho é um eliminador de inimigos e minha filha é digna de honra.” **



* http://ssubbanna.sulekha.com/blog/post/2007/10/rig-veda-position-of-women-2-2.htm
** http://rahulwrites.rediffiland.com/blogs/2008/10/18/Women-in-India-1.html

Monday, February 8, 2010

Girl child

In the Rig-Veda, there is no instance where the birth of a girl was considered inauspicious .The celebrations and others samskaras were conducted with enthusiasm. In a particular case, twin daughters were compared to heaven and earth. The daughters were not unpopular. They were allowed Vedic studies and were entitled to offer sacrifice to gods. The son was not absolutely necessary for this purpose.
There is reference to the birth of an only daughter, who was assigned the legal position of a son; and she could perform funeral rites of her father and could also inherit the property. It indicates that the position of a girl in Rig Vedic times was not as low as it was to become in medieval times. (S. R. Shastri, Women in the Vedic Age- 1960).
Education was an important feature in the upbringing of a girl child. Education was considered essential for girls and was therefore customary for girls to receive education. The girls with education were regarded highly. Vedic literature praises a scholarly daughter and says: "A girl also should be brought up and educated with great effort and care" (Mahanirvana Tantra). The importance of a girl’s education is stressed in the Atharva Veda which states,” The success of woman in her married life depends upon her proper training during the BrahmaCharya (student period)” (…)
Rig Veda (3.31.2) commands that if parents have both son and daughter, son performs pindadaan (after death of father) and daughter be enriched with gifts. It also attests share of a daughter in property of her father .” (2.17.7) *
“A heroic mother proudly announces in Veda thus Mama Putro Shatruhane mamaduhita virat meaning that my son is a vanquisher of enemies and my daughter is honorable.” **






* http://ssubbanna.sulekha.com/blog/post/2007/10/rig-veda-position-of-women-2-2.htm
** http://rahulwrites.rediffiland.com/blogs/2008/10/18/Women-in-India-1.html

Monday, February 1, 2010

Madalasa

Madalasa era a filha de Vishvasu, o rei de Gandharva. Ela também era uma grande inspiração para seus filhos. Ritdhvaj, o filho do poderoso rei Shatrujit, era seu marido. Quando Shatrujit morreu, Ritdhvaj ficou na posição de rei e se ocupou nos deveres reais. No devido tempo, Madalasa deu à luz um filho, Vikrant. Quando Vikrant chorava, Madalasa cantava palavras de sabedoria para fazê-lo se aquietar. Ela cantava que ele era uma alma pura, que aquele não era seu nome real e que seu corpo era apenas um veículo feito de cinco elementos. Se ele não era de fato o corpo, por que ele chorava? Então, Madalasa iluminava seu filho com conhecimento espiritual nas canções que cantava para ele. Por causa deste conhecimento, o pequeno Vikrant cresceu como um asceta, livre dos apegos mundanos ou atividades monárquicas e eventualmente foi para a floresta se ocupar em austeridades. A mesma coisa aconteceu com seu segundo filho, Subahu, e seu terceiro filho, Shatrumardan. Seu marido lhe disse que ela não deveria ensinar o mesmo conhecimento ao quarto filho, Alark, de modo que pelo menos um deles se interessassepor atividades mundanas e aceitasse o papel de cuidar do reino. Então, para Alark ela cantou uma canção sobre ser um grande rei que governou o mundo inteiro e o tornou próspero e livre de vilões por muitos anos. Fazendo assim ele desfrutou da recompensa da vida e eventualmente se uniu aos imortais. Assim ela treinou seu filho Alark desde o início de sua vida na direção que ele devia tomar. É assim que uma mãe pode influenciar seu filho em todo o potencial possível, seja materialmente ou espiritualmente, mostrando pensamentos nobres que abram os caminhos das atividades para seus filhos.




http://www.stephen-knapp.com/women_in_vedic_culture.htm