Gargi Vacaknavi é uma mulher da tradição védica. Nesta tradição ancestral as mulheres gozavam de um respeito e igualdade desconhecidos em várias outras partes do mundo antigo.
Os textos Hindus Védicos antigos mencionam várias mulheres. Gargi, uma profetisa e filósofa está entre elas. Ela era a filha de um sábio, Vachaknu. Ela compôs diversos hinos que questionavam a origem de todas as coisas.
Dr.Nanditha Krishna em um artigo para o Sunday Express afirma que "era uma convidada da primeira conferência de filosofia do mundo, feita pelo Rei Janaka de Videha, e desafiou Yajnavalkya para um debate público. Seu reconhecimento de derrota e elogio a Yajnavalkya levou o rei a dar a ele 1.000 vacas e 10.000 peças de ouro, as quais Yajnavalkya rejeitou, retirando-se para a floresta, junto com sua esposa Maitreyi, uma mulher igualmente educada e espirituosa".
Outra fonte diz que este sábio, Yajnavalkya, era conhecido por ter respondido perguntas de vários eruditos e é dito que suas respostas silenciaram vários conhecidos eruditos. É dito que Gargi questionou Yajnavalkya sobre a alma ou 'atman' e que ele ficou confuso com seus desafios.
Gargi é comumente citada em discussões sobre o lugar da mulher na tradição hindu e indiana. Vários sacerdotes eruditos disseram que as mulheres eram eruditas habilidosas na antiga tradição e que foi a tradição de estrangeiros e conquistadores que reduziram a posição das mulheres.
http://rahulwrites.rediffiland.com/blogs/2008/10/18/Women-in-India-1.html
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment