Sunday, January 24, 2010

a inteligência feminina

Há uma nova moda que é dizer que as mulheres são menos inteligentes que os homens. Aqui eu gostaria de mostras o que as escrituras falam sobre isto. De certo modo, é de fato dito que a maioria das mulheres geralmente têm um coração muito mole. Isto pode ser um problema porque várias vezes elas podem colocar o coração e os sentimentos antes da inteligência ou do senso de discriminação. Isto não é exatamente uma falta de inteligência, mas uma pureza de coração que é perigosa para a pessoa em um mundo degradado como o que nós vivemos. Deste modo, critaturas puras como as mulheres e os brahmanas, sempre devem ser cuidadas, de modo que possam ser protegidas das pessoas más. Não há dúvida de que a classe brahmínica seja a classe mais inteligente da sociedade (não estamos falando aqui das pessoas que são brahmanas porque nasceram em famílias de brahmanas, mas estamos nos referindo aos verdadeiros brahmanas, que têm as qualificações brahmínicas). Similarmente, o fato das mulheres serem puras ou, muitas vezes, inocentes, ou o fato de que elas devem ser protegidas, não tem nada a ver com falta de inteligência. Sarasvati, a deusa da inteligência é mulher!
“Agnihthram Tatachar swamy aponta um termo védico especial: Purandhi, e explica seu significado. De acordo com os vedas, a mulher é mais inteligente que o homem (i.e) ela é uma purandhi. (…) Com este termo a inteligência superior da mulher é indicada.”*
Estando conscientes da capacidade das garotas, as famílias e professores costumavam treiná-las assim como treinavam os garotos. Isto está de acordo com o Atharva Veda, que diz que as garotas deveriam ser treinadas como estudantes antes de entrarem na vida de casadas. “As garotas devem se treinar para se tornarem completamente eruditas e joviais através de Brahmcharya e, então, entrarem na vida de casadas.” **
O Atharva Veda também diz: “Oh mulher! Você é a mantenedora do conhecimento de todos os tipos de ações (karma).” “Oh mulher! Você sabe tudo. Por favor, nos dê a força da prosperidade e riqueza.” e “Oh mulher! Utilize seu intelcto védico em todas as direções de nossa casa!”.
No mesmo Veda também é afirmado: “As mulheres deve fazer parte das câmaras legislativas e colocar sua visão na linha de frente.” E do Rg Veda temos: “Oh homens e mulheres! Uma mulher erudita que tenha praticado ou que ensine um, dois ou três Vedas ou quatro Vedas e quatro upavedas, junto com gramática, etimologia, etc e dissemina este conhecimento para todo o mundo e remove a ignorância das pessoas é fonte de felicidade para o mundo inteiro. Uma mulher que estuda e ensina todas as partes dos Vedas traz progresso a todos os seres humanos.” Então, a idéia de que as mulheres não podem estudar os Vedas é apenas uma modernidade sem sentido. De fato, elas não apenas devem estudá-los mas também ensiná-los, embora vejamos que em várias sociedades espirituais hoje em dia as mulheres não sejam autorizadas a pregar ou ensinar.
De acordo com o Rg Veda, as mulheres podem dizer: “Meu destino é glorioso como o sol nascente. Eu sou a bandeira do meu lar e sociedade. Eu também sou a cabeça deles. Eu posso fazer discursos impressionantes. Meus filhos conquistam inimigos. Minhas filhas iluminam o mundo todo.”
Então, como vemos, as mulheres da época védica não pensam em si mesmas como pobres criaturas sem inteligência. Elas sabem de sua importância não apenas para sua família mas também para a sua sociedade. Elas são a cabeça. Assim, elas têm inteligência e direcionam. Sua importância não consiste em apenas ficar atrás dos homens obedecendo às suas ordens. Elas dizem que podem fazer discursos impressionantes. É claro que elas não estão trancadas em casa apenas cozinhando e limpando, pois se fosse assim, esta afirmação não faria sentido. Elas são livres para falar para várias pessoas e são impressionantes, então elas têm conhecimento que causa essa impressão. Seus filhos conquistam inimigos, mas suas filhas iluminam o mundo todo. Suas filhas não são fardos que são assassinados no ventre ou que são menos importantes que os filhos. Não! Elas iluminam o mundo todo!



* SriPedia - http://www.ibiblio.org/sripedia/cgi-bin/kbase/Vedas/Women
** Agniveer – Women in Vedas - http://agniveer.com/vedas/women-in-vedas/

No comments:

Post a Comment