Tuesday, January 12, 2010

kama-sutra

Vamos dar uma olhada no que o Kama Sutra diz sobre amor e casamento.
“Deve ser conhecida como uma alta conexão quando um homem, após se casar com uma garota, tem que serví-la e às relações dela como um servo, e tal conexão é censurada pelos bons. Por outro lado, aquela conexão censurável em que um homem, junto com suas relações, manda em sua esposa, é chamada conexão baixa pelos sábios. Mas quando tanto homem quanto a mulher dão prazer mútuo um ao outro, e quando os parentes de ambos os lados respeitam uns aos outros, esta é chamada uma conexão, no sentido mesmo da palavra. Assim, um homem não deve contrair nem uma conexão alta, pela qual ele é obrigado a se curvar aos seus novos familiares, nem uma conexão baixa, que é universalmente repreendida por todos.” Eu já escrevi sobre esta parte do Kama Sutra há alguns posts atrás. Então, gostaria apenas de enfatizar mais uma vez o fato de que é considerado um verdadeiro relacionamento, uma verdadeira conexão, quando “tanto homem quanto a mulher dão prazer mútuo um ao outro, e quando os parentes de ambos os lados respeitam uns aos outros”. E também queria lembrar o leitor que o tipo derelacionamento no qual o marido manda na esposa é chamada conexão baixa e que “é universalmente repreendida por todos”, embora infelizmente na Índia hoje em dia várias pessoas sem educação e pretensamente educadas ainda pensem que esta é muito boa…
“Uma garota que é muito desejada deve se casar com um homem de quem ela goste e que ela pensa que será obediente a ela e capaz de lhe dar prazer. Mas quando, devido ao desejo de riqueza, uma garota é casada por seus pais com um homem rico sem levar em consideração o caráter ou aparência do noivo, ou quando é dada a um homem que tem várias esposas, ela nunca se torna apegada ao homem, mesmo que ele seja provido de boas qualidades, obediente à vontade dela, ativo, forte e saudável, e ansioso por satisfazê-las de todas as maneiras. “Um marido que é obediente mas é também senhor de si, embora possa ser pobre ou não tenha boa aparência, é melhor do que um que é comum a várias mulheres, mesmo que este seja bonito e atrativo.” Este é um ponto interessante. É claro que as mulheres gostam de homens que estão prontos a agir de acordo com seu desejo mas, ao mesmo tempo, isto não significa que elas querem um tipo de cachorro que não tem seus próprios desejos e opiniões. Ele deve ser senhor de si. Não se espera que ele perca sua personalidade e se torne como um objeto. Algumas pessoas pensam que as mulheres sempre estão atrás de dinheiro ou beleza mas, como é confirmado aqui, “Um marido que é obediente mas é também senhor de si, embora possa ser pobre ou não tenha boa aparência, é melhor do que um que é comum a várias mulheres, mesmo que este seja bonito e atrativo.” Isto é assim porque as mulheres jamais podem desenvolver uma real conexão com homens que também se interessam por outras mulheres. Hoje em dia homens hindus não se casam com mais de uma esposa, mas ainda assim vários deles exibem orgulhosamente sua atração por outras mulheres, sejam mulheres nas ruas ou atrizes famosas, modelos, etc. Para uma mulher que é sincera em seu relacionamento com o marido, isto não é algo fácil de se tolerar. Uma prova disto pode ser encontrada no Atharva Veda, em um hino de casamento, onde a noiva diz: “Eu te envolvo com este manto, que foi herdado de Manu, para que você possa ser apenas meu e nunca admire outra.” Nesta época em que vivemos as pessoas são tão degradadas que várias coisas inaceitáveis se tornaram comuns. E uma delas é homens admirando mulheres que não sejam a sua própria esposa, como se elas fossem apenas objetos sexuais. Assim, alguns homens podem tentar fazer ou dar tudo para sua esposa e falham em entender por que ela ainda não está satisfeita ou não lhes dá verdadeiro amor. Eles deveriam averiguar se são realmente leais então, o que inlcui lealdade mental, já que traição não é, necessariamente, um ato físico.
Alguém pode achar estranho que o Kama Sutra fale sobre coisas tais como um homem ser fiel à sua esposa já que há tantas partes do livro que falam sobre relacionamentos entre diferentes esposas de um mesmo homem ou relacionamentos com prostitutas ou mesmo sobre como trair. Mas o próprio autor explica que o livro fala sobre todos os tipos de coisas que acontecem no amor e relações sensuais e sobre o caminho da satisfação dos sentidos através do prazer sensual com o sexo oposto. Mas ele escreve claramente que isto não significa que estas coisas sejam certas. Ele fala sobre o que é certo mas também sobre o que é errado. Então, no fim de várias partes, ele explica a situação em detalhe, fala como a pessoa pode se satisfazer mesmo que se trate de algo que não seja bom, mas finializa dizendo que a pessoa não deve fazer aquilo. Similarmente, em outras partes, ele diz que o que está sendo explicado é bom, é aconselhável, etc.
“As esposas de um homem rico, onde há várias esposas, geralmente não são apegadas aos maridos e, não sendo confiáveis para ele e, embora possuam todos os desfrutes externos da vida, ainda recorrem a outros homens. Um homem que é de mentalidade baixa, que tenha caído de sua posição social e que é muito dado a viagens, não merece se casar; nem tampouco um que tenha várias esposas e filhos, ou um que é devotado a jogar e apostar e vem até sua esposa apenas quando quer.” Sim, nós encontramos mulheres que parecem sertão leais e obedientes aos seus esposos, embora eles não tenham esta conexão verdadeira sobre a qual falamos. Como isto é possível? Bem… é algo bem possível se essas mulheres estiverem interessadas apenas em alguma outra coisa, não no amor de seu marido, o que acontecerá se tais mulheres não sentirem elas mesmas nenhum amor por ele. Nós todos provavelmente já vimos ou ficamos sabendo de relacionamentos nos quais o homem é muito mais velho que a mulher e ele também é rico, poderoso, feio e velho, e a esposa é jovem, bela e cheia de desejo de sucesso e dinheiro. O homem exibe sua esposa como se ele fosse o tal, porque ele conseguiu uma mulher tão bonita. Talvez ele pense que a conseguiu por que é muito atrativo, muito inteligente ou não sei o que. Mas também vemos geralmente que estes relacionamentos não duram muito e logo a garota exibe o dinheiro que tirou dele e um namorado novo. Ás vezes a mesma relação baseada em diferentes tipos de interesse acontecem entre homens e mulheres que não são grandes personagens, mas têm muito menos a oferecer um ao outro. Talvez a mulher não seja uma jovem e bela modelo com um corpo perfeito, mas seja a penas uma mulher comum. E talvez o homem não seja muito rico e poderoso, mas seja apenas um homem comum porém, ainda assim, uma mulher pode aceitar o relacionamento porque el epode lhe dar algo como um status de mulher casada na sociedade, ou uma casa e necessidades básicas ou seja o que for. Uma coisa é certa: se não há aquela conexão verdadeira da qual estávamos falando, a relação é uma grande mentira, uma grande hipocrisia.
“De todos os amantes de uma garota, é seu verdadeiro marido apenas aquele que possui as qualidades que ela gosta e tal marido desfruta de verdadeira superioridade sobre ela, porque ele é o marido de amor.” Esta é a verdadeira superioridade: quando você tem o amor de alguém. Uma pessoa que ama geralmente pensa de si mesma como uma serva de seu amor. Como alguns homens são muito inseguros por saberem que não têm muitas qualidades como homens e maridos, eles precisam mandar através da força ou usando as tradições como desculpa. Pobres homens! Que outro meio eles poderiam usar para controlar suas esposas ou mesmo apenas para mantê-las? Sabendo que não são bons o suficiente para conseguir o amor verdadeiro de alguém, eles preferem apenas manter uma relação falsa e de um modo que faça com eles se sintam respeitados e obedecidos, de modo que não tenham que lidar com a realidade – que eles são fracassados que não conseguem despertar um sentimento verdadeiro no coração de uma mulher.

No comments:

Post a Comment