Friday, June 12, 2009

As mulheres no Rg Veda

Há vários hinos no Rig Veda que indicam o alto status conferido à mulher na sociedade védica. RV (10.27.12) afirma explicitamente que a prática da mulher escolher seu prórpio marido estava em voga. O hino (10.85), o hino de casamento, explicitamente afirma que a nora deve ser tratada como uma rainha, sāmrajni, por todos os membros da família, especialmente pela sogra, marido e sogro. Veja o texto abaixo onde a noiva é encorajada a se dirigir à assemléia;
10.85.26: . . . . Se torne a senhora do lar; a governante da casa, você falará à assembléia religiosa.
Receber o pedido de se dirigir à assembléia era considerada uma grande honra pela maioria dos sábios. Assim, a afirmação de que "as mulheres eram oprimidas na sociedade hindu mesmo nos tempos védicos'', que é feita oralmente e em escritos populares por algumas pessoas modernas, é nada além da mais pura falsidade. Algumas citações dadas pelos críticos são do período dos sūtras , que são dois mil anos mais novos que o Rig Veda. Naturalmente esses críticos suprimem as citações que falam do alto status da mulher na sociedade do período do Rig Veda e dos Upanishads.
Mesmo hoje em dia, algumas pessoas ortodoxas negam às mulheres o direito de cantar os Vedas. No entanto, elas não consegum citar nenhuma escritura de autoridade que apóie essa sua visão. Não é que qualquer livro em sânscrito possa ser aceito como uma escritura ou revelação divina. Quando o famoso poeta, erudito em sânscrito e guia espiritual Vāsishta Gaņapati Muni, o mais proeminente discípulo de Sri Ramaņa Maharshi, desafiou esses ortodoxos a darem evidências que provassem suas afirmativas, nenhuma evidência apareceu.

-No Rg Veda a mulher é chamada:
1. Aditi, porque não é dependente (Nirukta, 4/22)
2. Aghnyā, porque ela não deve ser machucada (Y.V. 8/43)
3. Bŗhatī, porque ela tem o coração grande (Y.V. 11/64)
4. Chandrā, porque ela é feliz (Y.V. 8/43)
5. Devakāmā, porque é piedosa. (A.V. 14/1/47)
6. Devī, porque é divina (A.V. 14/1/45, Y.V. 4/23)
7. Dhruvā, porque é firme (Y.V. 11/64)
8. Havyā, porque ela merece ser invocada (Y.V. 8/43)
9. Idā, porque ela é adorável (Y.V. 8/43)
10. Jyotā, porque ela ilumina, é brilhante (Y.V. 8/43)
11. Kāmyā, porque é amável (Y.V. 8/43)
12. Kshamā, porque é tolerante/indulgente /paciente (A.V. 12/1/29)
13. Mahī, porque é grandiosa (Y.V. 8/43)
14. Menā, porque merece respeito (Nirukta 3/21/2)
15. Nārī, porque não tem inimizade para com ninguém (A.V. 14/1/59)
16. Purandhih, porque é munificente, liberal (Y.V. 22/22)
17. Rantā, porque é amável (Y.V. 8/43)
18. ŗtāvarī, ŗtachit, porque é a preservadora / semeadora da verdade (R.V.2/41/18)
19. Sanjayā, porque é vitoriosa (R.V. 10/159/3)
20. Sarasvatī, porque é erudita (Y.V. 20/84)
21. Simhī, porque é corajosa (Y.V. 5/12)
22. Shivā, porque é benevolente (A.V. 14/1/64)
23. Shivatamā, porque é a mais nobre (R.V. 10/85/37)
24. Strī, poque é modesta (R.V. 8/33/9, Nirukta 3/21/2)
25. Subhagā, porque é afortunada (Y.V. 8/43)
26. Subhdhā, porque tem conhecimento (A.V. 14/2.75)
27. Sumangalī, porque é auspiciosa (A.V. 14/2/26)
28. Sushevā, porque é agradável (A.V. 14/2/26)
29. Suvarchā, porque é explêndida (A.V. 14/4/47)
30. Suyamā, porque é auto-disciplinada (A.V. 14/2/18)
31. Syonā, porque é nobre (A.V. 14/2/27)
32. Vīriņī, porque é mãe de filhos corajosos (R.V. 10/86/9, 10)
33. Vishrutā, porque é erudita (Y.V. 8/43)
34. Yashasvatī, porque é gloriosa (R.V. 1.79.1)
35. Yoşhā, porque está misturada com o homem, ela não está separada (Nirukta 3/15/1)
[Indian Feminism in Vedic perspective, por Shashi Prabha Kumar Reader, Univ. de Delhi, Delhi 110007; Journal of Indian studies, Vol. 1, 1998]

- Mulheres ŗşhis (ŗşhikā) no Rig Veda Samhitā
(um ou mais mantras foram revelados a cada ŗşhikā)
aditi - 4.18
aditirdākshāyaņi - 10.72
apālā ātreyī - 8.91
indrāņī - 10.86
ūrvashī - 10.85
godhā - 10.134
goshā kākshīvatī - 10.39, 10.40
juhūrbramhajāyā - 10.109
tvaşhţa garbhakartā - 10.184
dakshiņā prājāpatyā - 10.107
yamī - 10.154
yamī vaivasvatī - 10.10
rātrīrbhāradvājī - 10.127
lopāmudrā - 1.171
vasukrapatnī - 10.28
vagāmbhŗņī - 10.125
vishvavārā ātreyi - 5.28
sashvatyāņgīrasī - 8.1
shradhdā kāmāyāni - 10.151
shachī paulomi - 10.159
sarparājnī - 10.189
sikatā nivāvari- 9.86
sūrya savitrī - 10.85
romashā - 1.126
saramā devashunī - 10.108
shikhandinyava psarasau kāshyapan - 9.104
jaritā sharņgah - 10.142
sudītīrangirasah - 8.71
indra mataro - 10.153



http://www.vedah.com/org2/literature/essence/women_&_rishikas.html

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