Monday, June 22, 2009

viúva

Como dissemos anteriormente, “o Rig-Veda não menciona em parte alguma a prática de se queimar ou enterrar viúvas com seus maridos mortos. O Rig Veda ordena que a viúva volte para sua casa, para viver com seu filhos e netos, e lhe confere o direito de ter as propriedades do seu falecido marido. O Rig Veda claramente aprova o casamento da viúva. Tal mulher não enfrentava condenação ou isolamento no lar ou na sociedade. Elas tinham direito à propriedade herdada do marido morto. Há riks abençoando a mulher e seu novo marido com progênie e felicidade. O Rig-Veda louva os deusesAshwin por protegerema as viúvas.(X.40.8).” De fato, o Rig Veda diz: "Oh mulher, levante-se e adote novamente a vida mundana. É inútil se deitar com este homem morto. Levante-se e se torne a esposa do homem que está segurando sua mão e que a ama. - Rig Ved 10/18/8

“O embaixador O P Gupta, IFS, fez uma excelente exposição sobre o status da viúva nos tempos do Rig Veda (http://sify.com/news/othernews/fullstory.php?id=13170729). De acordo com ele: Nenhum dos riks no Rig Veda pede que se queime ou enterre a esposa junto com o corpo do marido morto. Um conjunto de 14 Riks no décimo oitavo Mandala do décimo livro fala sobre o tratamento a ser dado às viúvas. Rik (X.18.8) é recitado pelo irmão do homem morto e por outros, pedindo que a viúva libere o corpo de seu marido para que seja cremado. O Rik também ordena à viúva que volte ao mundo dos vivos, retorne para sua casa, filhos e netos, “Levante, mulher, (e vá) para o mundo dos vivos; venha, este homem perto do qual você dorme está sem vida; você desfrutou deste estado de ser a esposa de seu marido, o pretendente que lhe levou pela mão.”

O rik também lhe confere total direito sobre a casa e propriedades do falecido marido. [Foi apenas no ano de 1995 que a Suprema Corte da Índia interpretou a Seção 14(1) do Ato de Sucessão Hindu que permitia que a viúva tivesse direitos completo como possuidora das propriedades que herdasse de seu falecido marido]. (…)

O Rik (x.18.8)abençoa a mulher em seu Segundo casamento com progênie e prosperidade nesta vida: Levante, Oh mulher, ao mundo dos vivos; você está ao lado deste que faleceu; venha! Para este que segura sua mão, seu Segundo esposo (didhisu) , você agora entrou em uma relação de esposa e marido.

No rik (X.18.9) o novo marido, enquanto leva a viúva como sua esposa, lhe diz: que nós comecemos uma nova vida de valor e força, tendo filhos e vencendo sobre todos os inimigos que nos assaltem.

AV(XVIII.3.4) abençoa a viúva para que tenha uma vida feliz com o atual marido: Oh inviolável ! (a esposa) segue o caminho dos sábios a sua frente e escolhe este homem (outro pretendente) como seu marido. O receba alegremente, e que vocês dois subam ao mundo de felicidade.”*


http://ssubbanna.sulekha.com/blog/post/2007/10/rig-veda-position-of-women-2-2.htm

No comments:

Post a Comment