Dos 407 sábios do Rig Veda, 21 são mulheres.
“Vários rishis eram mulheres. De fato, à várias delas é atribuída a autoria de muitos slokas nos Vedas. Assim, no Rigveda há uma lista de mulheres rishis. Algumas delas são: Ghoshsha, Godha, Vishwawra, Apala, Upanishad, Brahmjaya, Aditi, Indrani, Sarma, Romsha, Urvashi, Lopamudra, Yami, Shashwati, Sri, Laksha, entre tantas outras. Na época védica as mulheres eram livres para viver em brahmacharya, assim como os homens, e se tornarem sannyasins. Há menções no Mahabharata de várias dessas sannyasins. Por examplo, Shrutavati, uma filha de Rishi Bhardwaj, permaneceu brahmacharini por toda a sua vida e entrou em profundo estudo dos Vedas. Shrimati, uma filha de Mahatma Shandilya, levou uma vida similar. Isto não era restrito apenas às sannyasins. Sulabha era uma autoridade nos Vedas e teve uma argumentação a respeito dos Vedas com o Rei Janaka (Janaka é como um título e é dito que há 19 janakas, sendo que o pai da Deusa Sita é um deles). Mesmo várias mulheres casadas eram conhecidas por serem autoridades reconhecidas em conhecimento védico. Há vários exemplos e não é possível mencionar todos eles. Minha única intenção aqui é mostrar que homens e mulheres tinham direitos iguais em tais assuntos. Deus deu o conhecimento dos Vedas ao coração das mulheres exatamente como o fez no caso dos homens. Como poderia Deus, que é a corporificação da bondade e justiça, discriminar entre homem e mulher dentre seus filhos?”*“Todo manthram védico tem um Rishi ou RishikA , Chandas e DevathA . Nós os invocamos antes da recitação dos mathrAs individuais dos diferentes VedAs . Cada um desses Rishis tem uma distinta esposa bem versada em conhecimento , AchAram e anushtAnam . Essas rishikAs ou Videntes têm um papel importante em SamaadhikaraNam. A esposa de YajnavalkyA e seu minucioso questionamento a seu marido deu nascimento a um grande Upanishad. Há abundantes referências às RishikAs no décimo Canto do Rg Vedam, além dos outros Cantos. LopamudhrA é uma dessas RishikA como a esposa de AgasthyA, conhecida por seu domínio do sânscrito e do tamil. O significado da palavra "LopamudhrA " é aquela que é toatalmente absorta em si mesma (i-e)., ela é uma das BrahmavAdhini RshikAs. Dois manthrAs do Rg Vedam ( Canto I.179.1-2) são atribuídos a ela .
RoamasA, a esposa de SvanyA , VisvavArA, pertencente à família Athri , AangirasI Sarasvathi da família Angirasa, ApAlA da família Athri , YamI Vaivasvathi , SraddhA , Vasukra pathni , GhOshA , SooryA , IndrANi , Urvasi , Sarama , Joohu , VagAmbhruNi e PoulOmi Sachi, são RshikAs bem conhecidas, que são associadas a ManthrAs individuais do Rg Vedam .” Os lares Sri Vaishnavite têm tais mulheres exemplares, que serviram silenciosamente como os exemplos vivos desses valores védicos e os valorizou como seu kula dhanams .”**
*Raghbendra Jha - Women and the Vedas - http://www.ivarta.com/columns/OL_070503.htm
** SriPedia - http://www.ibiblio.org/sripedia/cgi-bin/kbase/Vedas/Women’
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